quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Combate à dengue: 360 toneladas de materiais inservíveis retirados

A equipe do Plano Municipal de Combate à Dengue (PMCD), do Centro de Controle de Zoonoses, concentrou esforços para promover ações de orientação e controle da dengue e outras doenças decorrentes do período de chuvas, como a leptospirose, no último sábado (4). No total das ações, foram visitados oito mil imóveis.

Uma das atividades realizadas foi o arrastão nos bairros Monte Líbano, Jardim Paraíso e Minas Nova. Esta ação estava prevista para outubro de 2011, mas não pôde ser realizada devido ao excesso de chuva.

Cerca de 40 agentes comunitários de saúde visitaram 3000 imóveis, enquanto o caminhão do cata-cacareco fez a retirada de aproximadamente 35 toneladas de material que podem acumular água parada. Esta ação, somada aos outros arrastões que aconteceram em 2011, totalizaram 360 toneladas de inservíveis.

Na região do bairro Alto mais 5000 imóveis foram visitados pelos agentes do Programa de Saúde da Família e auxiliares de enfermagem, no chamado arrastão técnico. Diferente das ações onde há retirada de possíveis criadouros, as famílias foram orientadas sobre as medidas de prevenção para dengue e, ainda, receberam material informativo ilustrado.

Além dessas atividades, uma equipe do CCZ realizou orientações para prevenção da dengue e leptospirose às pessoas que estiveram na Rua do Porto e Avenida Cruzeiro do Sul para lazer, caminhada ou prestigiar o passeio de barcos.

As ações aconteceram em parceria com a Atenção Básica, departamento responsável pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programa Saúde da Família (PSF), além das secretarias: Sedema (Meio Ambiente), Semob (Obras), Semae (Água e Esgoto), Semutri (Transporte), Sema (Administração) e a de Educação.
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário