sexta-feira, 9 de março de 2012

Noite das Tradições recebe Juca Ferreira e Regional Caipira

A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realiza hoje (09), a partir das 21h, no Largo dos Pescadores da Rua do Porto, mais uma edição do projeto “Noite das Tradições”. A atração será o grupo “Juca Ferreira e Regional Caipira”. O evento será aberto ao público.

O repertório será composto principalmente por canções de samba, samba-canção e choro. O grupo é formado por Vitor Casagrande (cavaco), Leandro Cintra (Violão de 7 cordas), Augusto Vechini (sax e flauta transversal), Xeina Barros (pandeiro), Peterson Estevão (percussão), Du Silva (surdo), além de Juca Ferreira (vocal). 

NOITE DAS TRADIÇÕES 2012

A Noite das Tradições contará com 19 edições em 2012, sendo 13 fixas no Largo dos Pescadores da Rua do Porto (ou no Engenho Central) e mais 6 itinerantes, que ocorrerão em diferentes bairros da cidade.

HISTÓRIA

Idealizado e coordenado por Fábio Cardoso Monteiro, o projeto Choros & Serestas, do qual faz parte a Noite da Seresta, teve início em 1993 e passou a contar com a parceria definitiva da Secretaria Municipal da Ação Cultural em 2001. O objetivo é promover o resgate de um gênero musical que deixou marcas profundas na cultura piracicabana, revivendo o romantismo de décadas passadas com a proposta de fomentar a confraternização social e valorizar os músicos e cantores de Piracicaba e região.

Em 2012, o projeto passou a ser denominado Noite das Tradições, pelo fato de, a partir desse ano, envolver todo tipo de manifestação ligada ao folclore, além de festas populares e tradições musicais, como samba, cururu, catira e samba de lenço.

Com edições fixas no Largo dos Pescadores, às margens do rio Piracicaba e outras itinerantes, ocorrendo em diferentes bairros da cidade, a Noite das Tradições é apresentada sempre na terceira sexta-feira do mês, a partir das 20h, reunindo um público que, independentemente da época do ano, chega a marca de duas mil pessoas, incluindo grupos de turistas de várias regiões.

Piracicaba é uma das poucas cidades do Brasil onde ainda queima a chama da seresta e da serenata. Em todo o País, esse gênero musical recebeu tratamento regionalizado, com a adição do chorinho, de origem africana, popularizando a tradição com movimentos mais alegres. Sua expansão se deu a partir do Rio de Janeiro para outras regiões do Brasil, rompendo com a homogeneidade romântica prevalecente.


SERVIÇO

Noite das Tradições com Juca Ferreira e Regional. Sexta-feira, 09, às 21h, no Largo dos Pescadores da Rua do Porto. Entrada Gratuita. Para mais informações, o telefone é (19) 3403-2600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário