sexta-feira, 13 de julho de 2012

Varejão São Francisco é entregue nesta terça-feira (17)

Nesta terça-feira (17), às 17h, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), entrega oficialmente a construção do Centro Social e Varejão do bairro São Francisco.

A construção deste 15º equipamento feita pela Sema, atende antiga solicitação da comunidade que desde abril de 2011, se utiliza de um varejão a céu aberto. Estes espaços, em horários ociosos, também podem ser usados pelos moradores para reuniões de lideranças, oficinas, confraternizações entre outras atividades.

O Varejão foi construído com eucalipto tratado, numa área de 850 m², tem estrutura semelhante aos demais já entregues, contando com galpão coberto, cozinha, sanitários revestidos com piso, azulejo e adaptados para portadores de necessidades especiais.

Funcionando às terças-feiras, das 15 às 19h30, é atendido por 15 permissionários, comercializando cerca de 3.500 Kg por semana, com completa cesta de hortifrutigranjeiros (verduras, legumes, frutas nacionais e importadas, citros, banana, frios, laticínios, ovos, salgadinhos, pães, doces etc). O espaço terá, ainda, banca de peixes, área de alimentação com duas bancas de pastel, salgados e refrigerantes. O Departamento de Abastecimento (DEPAP) informou que estuda possibilidade de disponibilizar novos bancas para hortifrutis.

Pesquisa efetuada pela Sema aponta que este varejão atende cerca de 3.500 pessoas toda semana. Elas vêm dos bairros São Francisco, Santa Rita, Santa Rita/Avencas, Taquaral, Batistada, Perdizes/Garças e bairros vizinhos.

O Centro Social e Varejão,conforme lei municipal nº 059/12, receberá o nome de “Pedro Graciani”, piracicabano dedicado a ajudar os mais necessitados, principalmente na comunidade São Francisco, onde foi morador fundador do bairro

Conheça um pouco de Pedro Graciani:

Pedro Graciani, nasceu em Piracicaba, no dia 15 de maio de 1897. Filho de Antonio Graciani e de Amália Rodini, casado com Amabile Novelho, com quem teve oito filhos: Olga Graciano, Mário Graciani, José Graciani,Yolanda Graciani,Geraldo Graciani, Orlando Graciani, Rosália Graciani, e Antonio Graciani.

Faleceu no dia 25 de julho de 1983, aos 86 anos. Seu Pedro, como era conhecido, deixou muitas saudades no seio de sua família e entre os amigos.

A história deste ilustre senhor iniciou-se no século XX. Lavrador, começou a trabalhar desde a infância nas lavouras de café, levado para o porto de Santos, no lombo de animais. Depois trabalhou no plantio de cana-de-açúcar na Usina Monte Alegre.

Se orgulhava de ter formado sua família neste bairro tão querido por ele, e por ter contribuído com o desenvolvimento da agricultura local. Foi empreendedor ousado, sempre buscava novas idéias e gostava de ouvir projetos inovadores. Era amante dos esportes e torcedor fanático do Esporte Clube XV de Novembro.

SERVIÇO
Varejão e Centro Social São Francisco.
Rua Uchôa, 488, ao lado do PSF, entre os Condomínios Bertolin I e II
funcionamento do Varejão: terças-feiras, das 15 às 19h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário