sexta-feira, 13 de julho de 2012

Saúde intensifica ações de combate à gripe em Piracicaba

Não é novidade para ninguém que a mudança de temperatura aumenta o número de casos de gripe e infecções causadas pelo frio. Por isso, nessa época de inverno, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica a vacinação que protege essas doenças para garantir mais qualidade de vida à população.

Por meio da Vigilância Epidemiológica (VE) são disponibilizadas vacinas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), além das campanhas que são realizadas anualmente para reforçar a importância da vacinação nos grupos indicados pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, lembrou que as pessoas que receberem a vacina contra a gripe terão menos chance de contrair a doença, pois a eficácia da campanha é comprovada. “Conseguimos evoluir bastante durante os últimos anos em números de pessoas vacinadas e continuaremos investindo para que esse número seja cada vez maior”, completou.

A “gripe A” é outra preocupação em todo país. Conhecida como Influenza H1N1, é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, é transmitida principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Em Piracicaba não há registro da doença neste ano. Até o momento foram registrados 9 casos suspeitos, sendo que 5 casos já receberam resultado negativos e outros 4 estão aguardando. Porém, a Secretaria de Saúde alerta para que todas as pessoas que fazem parte do grupo indicado para tomar a vacina procurem uma unidade de saúde para receber a dose.

Fazem parte desse grupo: idosos (60 anos ou mais), crianças (de 06 meses até 02 anos incompletos (01 ano, 11 meses e 29 dias)), gestantes (em qualquer mês de gestação) e profissionais da saúde.

Como forma de reforço, a novidade ficou por conta dos trabalhadores da área da Educação, que também receberão a vacina neste ano. A estimativa é que 6.250 profissionais da rede Municipal, Estadual e particular sejam vacinados. A equipe de imunização da VE iniciou nesta semana o trabalho nas escolas da zona rural.

Dentro do programa de Monitoramento de Gestantes, realizado pela Centrus (Central de Relacionamento com Usuários do SUS) foi realizado contato com as 1.500 mulheres que são atendidas no serviço para lembrar da importância da vacinação.
Medidas preventivas
- Cubrir boca e nariz ao espirrar ou tossir.
- Lave as mãos com freqüência com água e sabão.
- Evite tocar na boca, no nariz ou nos olhos com as mãos.
- Mantenha os ambientes ventilados
- Sempre que possível evite aglomerações ou locais pouco arejados.
- Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Cobertura Vacinal
Crianças
Trabalhadores da Saúde
1ª dose
2ª dose
Doses
Cobertura
Doses
Cobertura
Doses
Cobertura
5.009
68,35%
2.260
30,84%
4.938
78,63%
Resíduo para meta
Resíduo para meta
Resíduo para meta
853
2.749
86


Gestantes
Idosos
Total Geral
Doses
Cobertura
Doses
Cobertura
Doses
2.411
65,80%
31.084
68,24%
43.321
Resíduo para meta
Resíduo para meta
Resíduo para meta
520
5.359
6.940


Definição
O que é influenza A (H1N1)?
É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
O que significa H1N1?
Hemaglobulina 1 e Neuraminidase 1. Existem vários números, dependendo do tipo de vírus.
Qual a diferença entre a gripe comum e a influenza A (H1N1)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. Deve-se orientar a população a procurar seu médico ou um posto de saúde quando do aparecimento dos sintomas.
Esse vírus influenza A (H1N1) é mais violento e mata mais do que o normal?
Até o momento, o comportamento da nova gripe se assemelha ao da gripe comum. Ou seja, o vírus A (H1N1) não se apresentou mais violento ou mortal. No entanto, estudos mais aprofundados ainda devem ser realizados, em todo o mundo, para esclarecer o comportamento do novo vírus.
Transmissão
Como ocorre a transmissão?
O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou do espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas.
Quando infectada, por quanto tempo uma pessoa com o vírus da nova gripe transmite a doença?
O período de transmissibilidade da doença é diferente entre adultos e crianças. Nos adultos, o período é de sete dias após o aparecimento dos sintomas, enquanto em crianças este período vai de dois dias antes até 14 dias após o início dos sintomas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário