terça-feira, 17 de julho de 2012

Hospital Regional começa a ganhar corpo

Como em um filme de ficção, quem vai ao canteiro de obras do futuro Hospital Regional pode imaginar um moderno centro médico surgir por trás de todos os ferros, dos andaimes, terra vermelha e cimento cru.

O secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, em visita acompanhada pelos engenheiros Werner Bassinello e Airton de Menezes, responsáveis pela obra, afirmou que já é possível visualizar o caminho que as ambulâncias farão, trazendo pacientes para internação, assim como identificar o fluxo por dentro dos hospital pelos corredores e alas. “O andamento das obras é satisfatório. Estou impressionado com a excelente estrutura que a nova unidade agregará aos pacientes atendidos pelo SUS”, completou Cárdenas.

Com 200 funcionários contratados pela Tratenge Engenharia, a Prefeitura de Piracicaba mantém em ritmo acelerado as obras civis no bairro Santa Rita. A construção ocupa terreno de 80 mil m², compreendendo 19 mil m² de área construída, para abrigar 126 novos leitos, destinados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade e região. A unidade também realizará até 2.000 cirurgias/mês de média e alta complexidade e 700 cirurgias/mês eletivas (não urgentes) que serão atendidas no Hospital Dia.
 
A estrutura é construída já prevendo ampliação de atendimento, com espaço para dobrar a ala de internação e, consequentemente o número de leitos, além de outra área que poderá receber um Pronto-Socorro. O local terá três áreas de estacionamento e um heliponto à pedido da Polícia Militar, para agilizar os atendimentos de urgência. O investimento municipal na obra é de R$ 51 milhões.

O Hospital Regional tem 10 blocos, divididos em Bloco A -  Apoio, Bloco B – Diagnóstico, Bloco C -  Reabilitação, Bloco D -  Hospital Dia, Bloco E – Centro Cirúrgico, Bloco F – UTI, Bloco G – Cuidados Mínimos, Bloco H – Internação, Bloco I – Administrativo e Bloco J – (J1, J2 e J3) -  Apoio e infraestrutura.
 
Após concluir as fundações e a parte de alvenaria, a obra recebe a parte elétrica, tubulação de gases medicinais e os dutos de ar condicionado, tudo que ficará sobre o forro em todo o hospital. Nos blocos B, C e D os trabalhos estão em fase adiantada, com aplicação de gesso, para iniciar a fase de azulejos e pisos. Os batentes das portas e esquadrias das janelas também estão sendo instaladas. No bloco D, do Hospital Dia, já existe uma sala modelo, com piso, pintura e forro. Ali serão três salas para cirurgias, além de recuperação e consulta.

No bloco H, de internação, são executadas as escavações para esgoto. “Uma característica importante dos quartos é que todos possuem iluminação e ventilação natural”, explica o engenheiro Werner Bassinello.  As alas do Centro Cirúrgico (bloco E), UTI (F) e Cuidados Mínimos (G) estão finalizando a fase de alvenaria e instalação elétrica.

A estrutura que mais impressiona é a do bloco I, que vai abrigar o setor administrativo. “Serão cinco andares, além de um auditório com capacidade para 100 pessoas. Será fechada com vidro e vai concentrar entrada e atendimento das pessoas. Os pacientes encaminhados ao hospital por ambulância usarão outra entrada anexa”, informou o engenheiro Airton de Menezes. Ali também estarão cozinha para funcionários e  lanchonete.

Estrutura do Hospital Regional
Centro Cirúrgico
Serão oito salas cirúrgicas e dez leitos de recuperação/ repouso pós-operatório.
Capacidade para 2.000 cirurgias/mês de média e alta complexidade.
Centro de Diagnóstico
Terá equipamentos de radiologia, tomografia, ressonância magnética, ultrassom, laboratório de análises.
Administração/ Apoio
Área com serviços de almoxarifado, farmácia, vestiários, cozinha, lavanderia, etc.
Internação
Com 84 leitos gerais divididos em dois blocos de 42 leitos.
Unidades de Terapia Intensiva
Serão 30 leitos para casos críticos e semi-críticos.
Hospital Dia
Três centros cirúrgicos e 12 leitos de repouso. Capacidade de 700 cirurgias/mês.



EQUIPAMENTOS
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, assinou convênio com a Prefeitura, no valor de R$ 20 milhões que serão aplicados para a aquisição de equipamentos para o Hospital Público Regional. Além de Piracicaba, a unidade também beneficiará a população dos municípios de Saltinho, Charqueada, São Pedro, Águas de São Pedro, Capivari, Rio Claro e Limeira.

Entre os equipamentos estão ressonância; tomógrafo; raio X; sistema de videoendoscopia digestiva; nebulisadores; bomba de infusão; lavadora ultrassônica para canulados; rack completo laparoscopia e artroscopia; oftalmoscópio; otoscópio; aparelho de anestesia; ventilador de transporte pulmonar; torniquete pneumático; lavadora ultrassônica 50 litros/secadora; etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário