terça-feira, 10 de julho de 2012

Capacitação para profissionais da Semdes segue com assessoria

Com início no mês de fevereiro, a capacitação para o trabalho de fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, segue com a assessoria para as equipes técnicas dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas), unidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). A capacitação está sendo realizada pela consultora de assuntos relativos à família, direitos da criança e do adolescente e políticas públicas no Brasil e na América Latina, Gabriela Schreiner.

O objetivo da capacitação desenvolvida até o mês de novembro, é ampliar o conhecimento e fortalecer a capacidade das equipes quanto ao trabalho social voltado às famílias, desenvolvido pelas unidades ligadas aos departamentos da Proteção Social Básica e Especial de Média Complexidade.

De fevereiro até agora, as equipes receberam visitas técnicas, participaram de reuniões, cursos sobre a atuação nos Cras e Creas, trabalho social com famílias e assessoria para o fluxo de trabalho. Até o mês de novembro, os profissionais participarão de capacitação em metodologia para o desenvolvimento de habilidades aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos; apresentação de resultados, entre outros.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, a proposta de trabalho foi definida para potencializar a capacidade técnica instalada nas equipes de Proteção Social Básica e Especial. “Um grande investimento para a área social, uma vez que as equipes estão ainda mais preparadas para o trabalho com as famílias”, diz.

A área social conta hoje com 10 unidades de atendimento social às famílias, instaladas no município de Piracicaba. Dessas, sete unidades do Cras nos bairros Centro, São José, Vila Sonia, Piracicamirim, Jardim São Paulo, Novo Horizonte e Mario Dedini, atuam no atendimento às famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o fortalecimento do convívio sociofamiliar. As unidades do Creas são responsáveis pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário