quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sema ministra oficina de cultivo de hortaliças em garrafa PET

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) estará ministrando nesta segunda-feira (16), às 9h30 e às 13h30, uma oficina de capacitação para cultivo de hortaliças em garrafas PET, na EMEI Heloisa Helena Azanha Naime,no Monte Rey III,durante HTPC dos professores, como parte do Programa Piracicaba com saúde: É hora de comer melhor!”, lançado em 2011. O convite para a realização desta capacitação foi feito pela Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN), setor da Secretaria de Sáude.

A Sema informou que durante uma parte da capacitação haverá a demonstração prática de como realizar o plantio de hortaliças folhosas em garrafas PET. Esta é uma opção que pode ser utilizada em hortas escolares e em pequenos ambientes que não disponham de solo descoberto,podendo também ser trabalhada dentro das escolas municipais, quando o aluno levará a informação aos pais, atuando como agentes disseminadores do conhecimento e contribuindo para uma alimentação mais saudável, dentro do âmbito familiar.

Conforme a coodenadora do CPAN, Márcia Juliana Cardoso, a oficina de plantio é mais uma ação com os professores para incentivar o consumo de verduras, e no caso através de hortas verticais, construídas a partir de garrafas PET. Segundo ela, os professores irão reproduzir a ação com as crianças criando hortas dentro das escolas e até mesmo podendo realizar posteriormente ações com os pais.

O Programa Piracicaba com saúde: É hora de comer melhor!” atua com trabalho de prevenção junto as crianças matriculadas nas escolas municipais de Educação Infantil (EMEI), desenvolvido pelas secretarias municipais de Saúde,Educação e de Desenvolvimento Social. Tem o objetivo de capacitar os profissionais dessas áreas para trabalharem com as famílias conceitos de alimentação saudável e assim prevenir a obesidade, principalmente em crianças.

A coordenadora do CPAN, informou também que a Sema faz parte do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piracicaba e também integra a Rede Sans, que é uma rede de defesa e promoção da alimentação saudável, adequada e solidária, e isso possibilita essa troca de experiência e parceria, em ações envolvendo a Segurança Alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário