quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dengue: Saúde quer aumentar o trabalho preventivo atingindo 10 mil imóveis

A Secretaria Municipal de Saúde pretende ampliar neste mês a ação de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue. Para isso, foi solicitado o apoio de agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), para realizar, de 16 a 27 de abril, a aplicação de inseticida em 10 mil imóveis. A informação é do secretário de Saúde, Fernando Cárdenas.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além de 30 agentes da Sucen, mais 24 de Piracicaba atuarão nesta ação, com o objetivo de aplicar inseticida nas regiões que mais apresentam níveis altos de infestação, como Vila Cristina, Itapuã, Monte Líbano, Nova América e Jardim Elite.

O objetivo da Secretaria de Saúde e do CCZ é evitar mais casos doença na cidade. Neste ano, foram confirmados 264 casos, sendo 263 autóctones (contraídos em Piracicaba) e apenas 1 importado. Fernando disse que a população precisa ter consciência de que o mosquito transmissor está nas residências. “Todos têm que se unir para acabar com o mosquito, porque dengue mata”, alertou novamente o secretário.

ARRASTÕES
Desde o final do ano passado, o Centro de Controle de Zoonoses fez 14 arrastões de prevenção e combate ao mosquito transmissor nos principais bairros da cidade, principalmente naqueles que apresentam alto índice de infestação.

Fernando Cárdenas ressalta que as equipes coletaram cerca de 370 toneladas de bens inservíveis, que ajudam e muito na proliferação do mosquito transmissor da dengue. Para o CCZ, a quantidade de toneladas surpreende ano a ano, mesmo com a forte divulgação da secretaria. Tem sido comum entre o lixo encontrar pias, vasos sanitários, garrafas e até pneus que acumulam água limpa, tornando-se os principais criadouros do mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário