sexta-feira, 30 de março de 2012

Viaduto Soldado Dener Francisco de Lima será entregue neste domingo (1º)

Neste domingo (1º), às 10h30, será entregue, dentro do Plano de Mobilidade Viária, o Viaduto Soldado Dener Francisco de Lima, sobre a Av. 31 de Março, que integra a Av. Antonio Fazanaro (Higienópolis), que tem 1,5 km de extensão. A liberação do trânsito na nova avenida acontece na manhã da segunda-feira (2). A via vai desafogar o trânsito da cidade, que vê o número de veículos subir ano a ano, e hoje conta com uma frota de 240 mil automóveis.

Antes do início das obras, foi preciso vencer um longo caminho até a autorização da concessionária ALL (América Latina Logística), responsável pelo passivo da antiga estrada de ferro, e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). “Cumpridos os trâmites burocráticos, iniciamos a primeira etapa com a construção do primeiro quilômetro em pista dupla, fazendo a integração das avenidas Dr. Paulo de Moraes, Luciano Guidotti e Alberto Vollet Sachs. Esse trecho foi aberto em outubro de 2011. Na sequência executamos o viaduto sobre a Av. 31 de Março, com 47m de extensão por 7,20m de largura, aproveitando a estrutura da antiga ponte da linha férrea. Por fim, a última etapa fechou o trecho de 580m que liga o viaduto à Av. Dr. Paulo de Moraes”, explicou Arthur Ribeiro, secretário de Obras. Também compõem esse projeto as rotatórias construídas entre o Spazzio de Fatto e a CNA (antiga Coopersucar), e ao lado da Faculdade Anhanguera.

Com a abertura do último trecho da Av. Antonio Fazanaro (Higienópolis), entre a rua Ernesto G. Rizzi e a Av. Dr. Paulo de Moraes, o trânsito passará por modificações e o motorista ganha mais opções. O novo viaduto, onde havia a linha da Fepasa, terá mão de direção no sentido Centro-Bairro, enquanto que o antigo (Hiroaki Torigoi), antes de mão dupla, ficará com tráfego no sentido Bairro-Centro. A rua Prof. Lauro Alves C. de Almeida passará a ser mão única, em duas pistas, no sentido Bairro-Centro.

Outra alteração será o alargamento, já iniciado, da alça de acesso da Av. 31 de março para a Av. Dr Paulo de Moraes. O trecho, que hoje está entre os dois viadutos, será duplicado e passará a ter dois sentidos de direção.
No encontro das ruas Prof. Lauro Alves C. de Almeida, Visconde do Rio Branco, José Corder e Av. Antonio Fazanaro (Higienópolis) a construção da rotatória está em fase final. Ali o motorista, vindo da nova avenida, poderá seguir pelas ruas Visconde do Rio Branco, José Corder ou fazer o retorno. Quem antes vinha da Av. 31 de Março, pela alça de acesso, era obrigado a seguir pela Av. Dr. Paulo de Moraes, no sentido Centro. Com a rotatória, poderá seguir em direção a Av. Luciano Guidotti pela nova avenida.

Esta avenida de 1,5 km, construída sobre o antigo leito da ferrovia, foi projetada em 2010, dentro do Plano de Mobilidade Viária que norteia as ações urbanas da cidade, para criar um corredor binário ligando duas regiões populosas: Paulista/Paulicéia e Piracicamirim/Morumbi. Além de compor o chamado “corredor Norte-Sul”, que vem desde Santa Teresinha e segue até o Taquaral, a Av. Antonio Fazanaro (Higienópolis) melhora a fluidez do tráfego nas avenidas Dr. Paulo de Moraes, Independência, Alberto Vollet Sachs e Luciano Guidotti, além do bairro Higienópolis.

Paulo Prates, secretário de Trânsito e Transportes, enfatizou que, antes, os motoristas que pretendiam acessar a avenida Comendador Luciano Guidotti, no Jardim Elite, vindos da avenida Dr. Paulo de Moraes, tinham que cortar o Higienópolis. A mesma dificuldade sentiam os moradores, que reclamavam dos transtornos provocados pela circulação de veículos dentro do bairro. “Com a criação desta nova via, se desafogou o trânsito no bairro e na confluência dessas avenidas.”
 
Raio X da obra
Avenida Antonio Fazanaro (Higienópolis) – 1.580 metros
Área de pavimento – 19.861m²
Rede de águas pluviais – 1.722m
Guia – 5.239m
Recapeamento – 6.675m²
Largura média da pista – 8m (2 faixas em cada sentido)
Plantio de grama – 13.448m²
Passeio em concreto (calçada) – 6.000m²

Quem foram os homenageados?
As denominaçãos da Av. Antonio Fazanaro (Higienópolis) e Viaduto Soldado Francisco de Lima foram proposituras do vereador José Luiz Ribeiro, sancionadas pelo prefeito Barjas Negri sob as Leis n.º 7.192/11 e 7.222/11, respectivamente.

Dener Francisco de Lima foi na Polícia Militar formado na Escola Superior de Soldado (antigo Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar). Dedicou sua vida na defesa da sociedade, exercendo funções no policiamento motorizado e ciclístico. No dia 2 de março de 2011, atendeu uma ocorrência de roubo com retenção de vítima quando, ao efetuar a prisão do marginal, foi surpreendido e atingido por um disparo fatal. A história comoveu a cidade pela perda de um grande profissional que fez valer seu juramento de proteger a sociedade pelo sacrifício da sua própria vida.

Antonio Fazanaro, natural do Distrito de Tanquinho, foi conhecido por ser uma pessoa muito talentosa e considerada por muitos como um gênio para sua época. Era profissional autodidata, extraordinário ferreiro, carpinteiro e desenhista. Na década de 40 fundou sua primeira empresa, junto com o irmão Fernando Fazanaro, a qual fazia sistemas de lubrificação centralizada e manutenção mecânica. Em 1968 fundou a Empresa Fazanaro Indústria e Comércio, junto com seus filhos Lauro e José Luis. Empresa que é até hoje referencia no Setor Sucroalcooleiro. Aos 93 anos deixou para sua família e funcionários uma linda história de sucesso, dedicação e uma mensagem de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário