sexta-feira, 9 de março de 2012

Semae inova com medição individualizada em prédios verticais

A leitura individualizada do consumo de água em condomínios verticais já é uma realidade em Piracicaba. Com o objetivo de sempre oferecer melhor qualidade ao consumidor, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), iniciou hoje (09), a primeira leitura por meio de hidrômetros individualizados, no Edifício Villagio São Dimas. "Essa iniciativa tem como objetivo estimular o uso racional da água e promover a medição justa do consumo”, enfatiza Vlamir Schiavuzzo, presidente da autarquia.

Amparada pela Lei Complementar nº 244 de 15 de dezembro de 2009, a leitura individualizada em condomínios verticais vem de encontro aos anseios de quem mora em apartamento e deseja pagar pelo que gasta apenas em sua casa. No sistema antigo de leitura, o consumo total do prédio era dividido pelo número de apartamentos.
Outra vantagem do sistema de hidrômetros individualizados, observada pelas construtoras desse tipo de habitação, está no valor agregado ao imóvel. “Essa Lei foi editada pelo Semae e o prefeito Barjas, reconhecendo sua importância para os consumidores, a endoonheVereadoresxae e prefeito Barjas encaminhou as desse tipo de habitaçencaminhou à Câmara de Vereadores, que aprovou prontamente”, afirma o presidente do Semae.
Todos os novos edifícios aprovados pela Prefeitura, são construídos seguindo as normas para instalação dos hidrômetros individualizados. Para isso, é preciso seguir condições técnicas, estipuladas pelo Semae, que acompanha e fiscaliza todo o processo. Os edifícios aprovados anteriormente a Lei, não são obrigados a colocarem hidrômetros individualizados, sendo que isso fica a critério do condomínio. “O Semae oferece toda informação necessária, inclusive no site (http://www.semaepiracicaba.org.br/)”, informa o presidente.
Segundo Schiavuzzo, somente o Semae tem acesso aos hidrômetros instalados nos andares dos prédios. Em caso de corte de água, por inadimplência, agora é possível interromper o abastecimento somente de quem está devendo. “É colocado um lacre no registro do cavalete, existente em cada hidrômetro individualizado. Dessa forma, os moradores que não estão inadimplentes, continuam abastecidos”, explica o presidente. dio era dividido p de todos era a o consumo de todos eraa casa. artamentos e deseja ter o consumo.

Os leituristas do Semae, únicos que terão acesso à leitrua dos hidrômetros instalados nos andares, são uniformizados e usam identificação funcional da autarquia.
Para José Luiz Camolesi, representante comercial e síndico do Edifício Villagio São Dimas, a medição individualizada é uma forma mais justa e democrática da cobrança do consumo da água. “Cada um vai pagar exatamente o que consome. Isso é importante para os moradores, já que tem gente que gasta menos e outras pessoas gastam mais”, avalia.
Outro fator positivo com a implantação dos hidrômetros individualizados, destacam os empresários Antonio Francisco Bove e Pedro Bove, responsáveis pela execução hidráulica do Edifício Villagio São Dimas, é que esse sistema permite identificar onde há vazamento de água. “Pela medição individualizada será fácil saber em qual apartamento há vazamento para saná-lo, além de incentivar o consumo consciente da água”, argumentam.

LEI – A Lei Complementar nº 244/2009, entre outros tópicos, determina que os condomínios horizontais e verticais a serem implantados deverão ter suas especificações hidráulicas e sanitárias adequadas às exigências contidas em normas técnicas a serem emitidas pelo Semae.

É obrigatório aos condomínios horizontais já construídos, a instalação dos hidrômetros individualizados, de acordo com as adequações técnicas necessárias à implantação das medições independentes.
As despesas com a implantação e instalação dos hidrômetros gerais e individuais nos condomínios verticais e horizontais, serão suportadas proporcionalmente pelos consumidores que integram os condomínios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário