sexta-feira, 30 de março de 2012

Prefeitura entrega Terceira fase do projeto “Colorindo a Saudade”

 Por meio do projeto “Colorindo a Saudade”, realizado pela Pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, através da SEMAC (Secretaria Municipal da Ação cultural), artistas plásticos piracicabanos reúnem esforços do ofício para revitalizar os muros do tradicional Cemitério da Saudade, em ação dividida em três etapas.

A terceira, cujo tema “Patrimônios Culturais – de Corpo e Alma” foi definido após reuniões com a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese na sede da SEMAC, será entregue oficialmente no próximo domingo, 1º de abril. No total, 43 artistas participaram da etapa, que conta com curadoria de Laércio José Moretti.

Foram disponibilizados na terceira fase 51 painéis, medindo de 2,30m a 2,50m X 3,80m a 4m.

TRABALHOS
O presidente da 59ª edição do tradicional SBA (Salão de Belas Artes), ocorrida em 2011, conta com dois trabalhos na terceira fase do projeto “Colorindo a Saudade”. Os pontos escolhidos foram a Igreja das Carmelitas e a Igreja Bom Jesus.

ARTISTAS
Participam da terceira etapa do projeto “Colorindo a Saudade” os seguintes artistas: Ivânia Macedo Rocha Tanaka, Renata Cristina Melfi Ghirotto Nunes, Vera Lucia Carmignani Gutierrez, Silvia Maria Davanzo Dionisio, Sonia Maria De Stefano Piedade, Andrei Bressan, Márcia Margarete Guibal Rodrigues, Liliana Aglae Schleide Amorim Menegali, Rubens Aparecido Zílio, Maria Guida Aversa Davanzo, Maria Alzira Ballestero, Valéria Boldieri, Renata Andia Amalfi, Zelinda Aguiar Jordão Milian, Miguel Ângelo Sanches, Robinson Luis Tuon, Antonio Natal Gonçalves, Amélia Teixeira de Almeida Gil, Gracia Maria Corrêa Nepomuceno, Margarete Zenero, Stelamaris Bittencourt Canoano Bandeira, Marcos Rogério Sabadin, Adalgiza Vaz Rimoli, Odair Jorge Demarchi, Viviane Gibin, Leda Venturelli Senatori, Marcos Nozela Gil, Alda Maria Petersen, Denise Otero Storer, Marco Antonio Bragaia, Lazaro de Oliveira Junior, André Bertolino Rodrigues, Juliana Zatarin Roberto, Maria Angélica Stolf, Laércio José Moretti, Ernandes Barboza da Silva, Tarciso de Barros Lorena, Eduardo Borges de Araújo, Laura Gonçalves Pezzoto, Marcos Rogério de Souza, Eduardo Grosso e Gilmar Godoy.
HISTÓRIA
A história do projeto “Colorindo a Saudade” começou efetivamente em outubro de 2007, quando o prefeito Barjas Negri recebeu em seu gabinete os 13 artistas plásticos que foram responsáveis pela pintura da primeira fase do projeto, que ocorreu ainda naquele mês. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural (Codepac).
 A segunda fase foi entregue em março de 2010 e contou com a participação de 23 artistas. O prefeito Barjas Negri elogiou a grande contribuição do grupo de artistas plásticos e destacou que, pela própria localização, da via de grande fluxo de veículos e de pessoas, os painéis deverão ser bastante apreciados pela população em geral.
 De acordo com a secretária da Ação Cultural Rosângela Camolese, a pintura no muro é uma sequencia da 1ª Semana de Estudos Cemitériais, iniciada em 2006, por conta dos 100 do Portal do Cemitério da Saudade.

Camolese explicou que, primeiramente foi feito encontro, com três artistas plásticos locais, com histórico em pintura de muros e murais grandes, que se interessaram em fazer a contribuição para Piracicaba, a exemplo do que já feito anteriormente, na praça da Sapucaia, na rua Moraes Barros esquina com avenida Independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário