sexta-feira, 23 de março de 2012

Devolutiva reúne profissionais da Proteção Social Básica e Especial da Semdes

Após a realização de visitas técnicas aos Centros de Referencia de Assistência Social (Cras) e aos Centros de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas), programadas com o objetivo de fortalecer a capacidade das equipes da Proteção Social Básica e Especial de Média Complexidade, quanto ao trabalho voltado às famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), cerca de 50 técnicos participaram na manhã de hoje (23), no auditório do Museu Prudente de Moraes, da devolutiva sobre os resultados da primeira etapa do trabalho de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Durante a devolutiva, foram apresentados pela consultora de assuntos relativos à família, direitos da criança e do adolescente e políticas públicas no Brasil e na América Latina, Gabriela Schreiner, os principais pontos reunidos nas visitas técnicas e a proposta dos conteúdos para as próximas etapas do trabalho que se estenderão aos cursos sobre o trabalho social com famílias – compreendendo a família e caminhos para seu fortalecimento familiar ; assessoria e capacitação para a convivência e o fortalecimento de vínculos.

Para a coordenadora do depto. de Proteção Social Básica, Marlene de Souza, a proposta do trabalho que será realizado até o mês de novembro, foi discutida visando potencializar a capacidade técnica das equipes que atuam na Proteção Básica e Especial de Média Complexidade.

A área social conta hoje com aproximadamente 50 técnicos dos Cras e Creas que somam 10 unidades instaladas no município de Piracicaba. Dessas, sete unidades do Cras instaladas nos bairros Centro, São José, Vila Sonia, Piracicamirim, Jardim São Paulo, Novo Horizonte e Mario Dedini, atuam no atendimento às famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o fortalecimento do convívio sociofamiliar. As unidades do Creas são responsáveis pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

O próximo curso ministrado com o tema: “SUAS e atuação nos Cras e Creas”, será realizado no dia 19 de abril e deverá reunir todos os técnicos envolvidos com os trabalhos realizados pelos Cras e Creas

Nenhum comentário:

Postar um comentário