sexta-feira, 23 de março de 2012

Conselheiros participam de capacitação

Membros dos Conselhos de Direitos do município de Piracicaba, participaram na tarde de ontem (22), na Casa dos Conselhos, do curso de capacitação ministrado pela Profa. Mariza Tardelli, mestre em Psicologia e coordenadora do Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH). O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Os temas discutidos relacionados à Participação e Controle Social; Planejamento; Plano de Ação, Elementos Constitutivos, Política de Defesa de Direitos; tiveram princípios voltados à universalidade, à descentralização e à participação. Durante a capacitação, os conselheiros discutiram também, o empoderamento e poder de escolha para exercer as atribuições de um conselheiro de direitos.

Para a professora Mariza Tardelli o objetivo desse encontro é fortalecer a participação dos conselheiros de direitos na elaboração, acompanhamento e controle das política públicas do município.

Em Piracicaba, mais de 100 pessoas representam sociedade civil e poder público nos Conselhos Municipais da Assistência Social (CMAS), de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), do Idoso (CMI), da Criança e do Adolescente (CMDCA), sobre Álcool e outras Drogas (Comad) e Segurança Alimentar (Comsea), buscando formular diretrizes em todos os níveis da administração pública direta ou indireta para as atividades que visem a garantia dos direitos da população.

Os Conselhos realizam reuniões periódicas na Casa dos Conselhos – unidade implantada com a finalidade de agregar os Conselhos da área social do município e melhorar os serviços prestados a partir de cada segmento.

Casa dos Conselhos
Rua: Joaquim André, 895 - Paulista
Telefone: (19) 3434.0461 / 3434.7137

Nenhum comentário:

Postar um comentário