quarta-feira, 28 de março de 2012

Case participa de batizado de Capoeira

Cerca de 255 educandos do Case – Centro de Atendimento Socioeducativo, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com a Associação Atlética Educando pelo Esporte, participam neste sábado (31), a partir das 9h00, no Clube Regatas Palmeiras, do batizado e troca de cordões de Capoeira.

O batismo é realizado na roda de capoeira a partir do momento que jogam com mestres, professores, monitores ou alunos formados para em seguida, realizarem a troca de cordões distinguidos como: verde claro (nível 1), verde escuro (nível 2) e amarelo (nível 3). A troca de cordões demonstra a aptidão do aluno em jogar numa roda de capoeira.

Pela 2ª vez, o projeto tem a oportunidade dessa participação junto aos orientadores socioeducativos do Case que fazem parte da equipe organizadora e tem como título “Mestre” de tal arte. O evento anual, é organizado pela academia Geacap – Grupo Estilo Acrobático de Capoeira. “É uma oportunidade para que nossos educandos apresentem publicamente suas habilidades e participem de fato de uma roda oficial de capoeira ”, argumenta a coordenadora do projeto, Jacqueline Barros.

A atividade também realizada diariamente nas seis unidades do Case, oferece aos educandos, a socialização, respeito mútuo, desenvolvimento de aspectos motores, rítmicos e instrumentais, além de ampliar o conhecimento sobre expressões artísticas que trazem em seu conteúdo, os valores culturais e folclóricos das manifestações populares brasileiras.

O Projeto Case atende em média 800 crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente aquelas que se encontram em situação de trabalho infantil, oferecendo condições de desenvolvimento por meio de atividades lúdicas, dinâmicas e envolventes que visem a orientação socioeducativa. Em horário complementar ao período escolar, os educandos participam de atividades como: esporte, lazer e recreação; atividades lúdico pedagógicas; culturais (dança, teatro, música, capoeira, maculelê, ginástica rítmica e hip hop), incluindo alimentação.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio, o atendimento realizado nas unidades, oferece proteção básica para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. “Esse atendimento desenvolve o sentimento de pertença e identidade, auxiliando na construção de um projeto de vida baseado nos direitos de cidadania”, argumenta.

O projeto Case é desenvolvido em parceria com a Associação Atlética Educando pelo Esporte e atende nos bairros: Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Itapuã, Jardim Oriente e Parque Orlanda. No próximo mês, mais uma unidade será entregue prestigiando a comunidade do Parque dos Sabiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário