sexta-feira, 23 de março de 2012

24 de março: Dia Mundial da Tuberculose

O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial da Tuberculose, doença que continua sendo um importante problema de saúde pública. O Brasil é um dos 22 países priorizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que concentram 80% da carga mundial de TB.

Como participação do município no Dia Mundial, a Secretaria Municipal de Saúde, junto a Vigilância Epidemiológica e o Centro de Doenças Infecto-Contagiosas (CEDIC), promoverá a distribuição de folhetos informativos, através de profissionais treinados para esclarecer as dúvidas da população quanto aos cuidados com a doença e prevenção. A ação acontece neste sábado, 24, na Praça José Bonifácio e no Terminal Central, das 8h às 12h.

Piracicaba tem, em média, 120 casos novos por ano. O secretário de saúde, Fernando Cárdenas, lembra que toda a rede da atenção básica faz o diagnóstico da doença, e o tratamento é oferecido gratuitamente com médico especializado pelo CEDIC.

A prevenção para a tuberculose é feita por meio do envolvimento de todos os profissionais de saúde na divulgação da doença, suas complicações e importância do tratamento. Porém, é imprescindível a conscientização das pessoas para que se consiga detectar os bacilíferos no inicio da doença, quebrando a cadeia de transmissão.

A transmissão da doença acontece através da fala, tosse ou espirro do doente com tuberculose ativa de via respiratória (pulmonar ou laríngea). Por isso, as pessoas que apresentarem tosse por mais de duas semanas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para realizar o exame (coleta de escarro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário