sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Atletas da terceira idade, de alto rendimento e do paradesporto ganham Centro de Fisioterapia

Na próxima segunda-feira (27), a partir das 17 horas, os atletas de Piracicaba ganharão mais um espaço especializado em fisioterapia, com atendimento voltado para esportistas da terceira idade, do Projeto Desporto de Base (PDB II e III) e do paradesporto. Seis estagiários do ultimo ano do curso de fisioterapia da Faculdade Anhanguera, sob supervisão do professor Eduardo Fusatto, cuidarão de manter o grupo em forma. O Centro de Fisioterapia Esportiva fica nas dependências do Ginásio Municipal Waldemar Blatkaukas, funcionando de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 19h.

Para adaptar o espaço foram feitas inúmeras melhorias. Com investimento de R$ 15 mil, as paredes passaram por pintura, novos pisos frios foram assentados, pia, bebedouro, quadro de avisos e ventilador foram instalados.

Hoje com uma sala bem iluminada e arejada, os atletas serão atendidos por estudantes especificamente treinados para receber os esportistas. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) também investiu na compra de equipamentos. Ao custo de R$ 5.600, adquiriu um aparelho de ultrassom, um laser terapêutico com caneta de 830mm e óculos de proteção, um aparelho de eletroestimulação de diferentes correntes, outro de corrente galvânica/diadinâmica, pranchas de equilíbrio, alteres, tornozeleiras e equipamentos de musculação. A parte de mobilia, como mesa, cadeiras e as cinco macas de madeira foram fornecidas pela Faculdade Anhanguera.

O Centro de Fisioterapia Esportiva fica em frente à lanchonete do ginásio, com capacidade para atender cerca de 400 atletas por mês, uma média de 20 ao dia.  As sessões de tratamento terão duração de 30min. a 1h30, variando de acordo com a faixa etária e gravidade da lesão.

Convênio

Em abril de 2011 o prefeito Barjas Negri, secretário de Esportes Pedro Mello e diretores das Faculdades Integradas Anhanguera se reuniram para firmar convênio de atendimentos fisioterápicos. “Essa parceria já funciona na prática, em eventos como Lazer no Parque e outras atividades”, disse Pedro Mello na época da assinatura.

O estágio tem por objetivo proporcionar a complementação do ensino e da aprendizagem a ser planejada, executada, acompanhada e avaliada de acordo com o programa de disciplina, cronograma e atividades estabelecidas no currículo do curso, a fim de se constituírem em instrumentos de interligação em termos de treinamento pratico, aperfeiçoamento técnico, cultural, cientifico e de relacionamento humano, bem como otimizar o atendimento da população na área da fisioterapia desportiva, em particular os alunos e atletas de programas e modalidades esportivas desenvolvidas pela Selam, a serem definidas de comum acordo entre as partes.

ServiçoCentro de Fisioterapia Esportiva
Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 15h30 às 19h
Rua Treze de Maio, 2.100
Telefone: 3432-1442

Nenhum comentário:

Postar um comentário