sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Servidores conhecem Programa de Pré-Aposentadoria

Servidores que estão na ativa e que estão aptos a se aposentar nos próximos dois anos participaram nesta manhã, no anfiteatro do Centro Cívico, do lançamento do Programa de Pré-Aposentadoria De Bem com a Vida.

Durante o lançamento, o Secretário Municipal de Administração, Newton Furucho, lembrou que o programa é uma retribuição aos servidores a tantos anos de contribuição para o serviço público.
A opinião de Furucho é compartilhada pelo Presidente da Câmara de Vereadores, João Manoel dos Santos e pelo Secretário de Governo, José Antônio de Godoy, também presentes no evento.

Godoy lembrou que a aposentadoria é o início de uma nova lista de atividades na vida das pessoas e que é importante estar preparado para um novo ciclo de vida.

André Evandro Pedro da Silva, presidente do Ipasp, também compartilhou da opinião de Furucho e lembrou que a no Ipasp existe o programa Viver Melhor, destinado aos já aposentados e que também quer auxiliar os servidores inativos na nova fase da vida.

Após a fala das autoridades, os participantes assistiram um vídeo introdutório sobre o programa e ainda assistiram a primeira palestra do ciclo, ministrada pela enfermeira Karina Correa do CADME – Centro de Atenção a Doenças Metabólicas, da Secretaria Municipal de Saúde, que  falará sobre a prevenção do diabetes, colesterol, pressão alta, etc. 

O Programa de Pré-Aposentadoria “De Bem com a Vida” tem como objetivo dar suporte aos servidores que estão na ativa, mas que estão aptos a se aposentar no período de dois anos. Esclarecimentos sobre direitos sociais, cidadania, inserção em projetos sociais conforme o interesse de cada um, dicas de saúde estão entre os assuntos que farão parte das palestras que serão ministradas mensalmente para um grupo de cerca de 180 servidores, que serão divididos em grupos.

Em fevereiro, nos dias 09, 10, 16, 17, 23 e 24, os servidores assistirão palestra com o tema “Auto-estima e a transição no período de pré-aposentadoria para aposentadoria”, ministrada pelas psicólogas do Ipasp, Cleide Barrichelo Clemente, Fabiane Rovina Ferreira e Fernanda Caroline Forti. Será proposta uma reflexão sobre a elaboração dos lutos, perda do exercício profissional, da rotina e das relações afetivas. Após o intervalo os grupos participarão de  dinâmica de grupo e/ou discussão sobre o tema. As palestras sempre acontecerão CQP – Centro de Qualificação Profissional, 3º andar do Centro Cívico, a partir das 8h30 às 12h. O ciclo de palestras seguirá até dezembro.

Todo o programa será alicerçado por servidores da ativa que sejam habilitados para discorrer sobre cada assunto. Médicos, nutricionistas, professores e psicólogos podem ser chamados a colaborar, dependendo das demandas que surgirem dos grupos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário