terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Prefeito autoriza construção de Centro de Excelência Paraolímpico

Está sendo concluído o processo licitatório para a construção do Centro de Excelência Paraolímpico, que ficará ao lado do Centro de Lazer e Esportes do Sesi Mario Dedini. O prédio terá 610 m² de área construída e oferecerá toda infraestrutura necessária para receber atletas paraolímpicos, incluindo banheiros adaptados, refeitório, cozinha, recepção, estacionamento, salas de fisioterapia e musculação, espaço para atendimento médico e acomodações para 50 atletas.

A Prefeitura investirá R$ 1 milhão na construção do Centro. Além disso, a município firmou convênio com o Estado e , nesta nova parceria, Piracicaba arcará com o custo das obras e, posteriormente, fará a cessão do terreno ao governo estadual. Caberá ao Estado assumir as despesas com o funcionamento/manutenção e com a preparação dos atletas.

O projeto de criar centros esportivos paraolímpicos no interior é do ex-governador José Serra, e no início do ano o atual governador Geraldo Alckmin anunciou também parceria para construção de um alojamento para 74 atletas olímpicos e paraolímpicos no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, em São Paulo.

Melhorias e resultados no paradesporto
No início de setembro, o prefeito Barjas Negri inaugurou a piscina adaptada, ao lado da Piscina Municipal Dr. Samuel de Castro Neves. Ela foi projetada para atender pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida ou que necessitam de cuidados especiais. Totalmente adaptada, proporciona conforto, segurança e viabiliza práticas esportivas para este grupo. Está equipada com piso sensitivo para deficientes visuais, piso antiderrapante, entradas para cadeirantes, para não cadeirantes com barra de apoio e para deficientes visuais, além de barra de apoio em todo o entorno. A piscina tem 12,25 por 12,80 metros, com profundidade variável de 0,70 cm até 1,70m, e é aquecida. Junto à piscina foram construídos vestiários, também adaptados, e arquibancadas com três níveis e acesso para cadeirantes.

Com os investimentos do município no esporte paraolímpico, os resultados estão surgindo naturalmente. O domínio nos Jogos Regionais é evidente, onde a natação PCD (Pessoas com Deficiência) é atual hexacampeã e o atletismo PCD venceu as últimas cinco edições. Nos Jogos Abertos do Interior (JAIs) deste ano, o atletismo conquistou o ouro inédito para Piracicaba, enquanto a natação fechou sua participação em cinco. Na soma dos esportes PCD, a cidade foi a melhor dos JAIs ao somar 13 pontos. São José do Rio Preto fez 12, enquanto que Jundiaí, a terceira melhor no PCD, computou 10 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário