sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Piscina municipal oferece opção de condicionamento físico e lazer

Com a taxa de obesidade do brasileiro subindo e a sedentariedade cada vez mais presente na rotina, é necessário buscar opções para deixar o corpo em movimento e a saúde em dia. Um dos esportes tidos como mais completo é a natação.

A Piscina Municipal Dr. Samuel de Castro Neves é uma alternativa que faz sucesso entre seus frequentadores. A piscina olímpica, que mede 50 por 25 metros, com arquibancada para mil pessoas, recebe hoje 1.030 alunos matriculados em 52 turmas de natação e hidroginástica, com aulas oferecidas gratuitamente pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). Além disso, há lista de 700 nomes a espera de uma vaga. A receita desse sucesso é a qualidade dos professores, que promovem atividades diferenciadas para engajar os alunos inclusive em períodos mais frios, e o bom estado de conservação da piscina. Sempre às segundas, quartas e sábados, piscina, entorno e vestiários passam por minuciosa limpeza.

No final de 2011 foram trocados os filtros e bombas da piscina.Além disso, foi feito trabalho de paisagismo, nova pintura em todo complexo, obras para contensão de vazamentos e novas raias para a piscina.


Aulas
As aulas de hidroginástica são às 3ª e 5ª, 4ª e 6ª feiras, com início às 8h, 9h, 15h, 16h e 17 horas. São 400 alunos divididos em dez turmas, com idade que varia entre 30 e 87 anos. A Selam disponibiliza ainda hidroginástica no Palmeirão.

Na natação, as aulas são para alunos a partir dos 7 anos ou que tenham mais de 1,30 metros de altura em função da profundidade da piscina. Atualmente são 42 turmas, com horários entre 7 e 18h15, de 3ª à 6 feira. As aulas, abertas para população, visam divulgar, disseminar e dar acesso à prática da modalidade. O aluno pode optar por fazer aulas de 45 minutos, duas vezes por semana.

As turmas são divididas por faixa etária e nível de aprendizado. São três faixas de idade: de 7 a 10 anos, 11 a 13 e mais de 14. Os alunos são trabalhados em cinco etapas: Nível I – adaptação; Nível II – iniciação dos nados de crawl e costas; Nível III – aperfeiçoamento dos nados anteriores, iniciação dos nados peito e borboleta; Nível IV – aperfeiçoamento e condicionamentos para os quatro nados; Nível V – pré-competitivo e competitivo.

Piscinas adaptada e de biribol
No início de setembro foram inauguradas as piscinas adaptada e de biribol. A piscina de biribol é de fibra, aquecida e seu tamanho é de 8,10 por 4 metros, com profundidade de 1,30 metros. O esporte, que se assemelha ao vôlei, está com treinos às quintas-feiras, a partir das 18 horas.

A piscina para portadores de necessidades especiais, que atende inicialmente cerca de 300 pessoas que participam do projeto Clarear da Selam, é aquecida e tem 12,25 por 12,80 metros, com profundidade variável de 0,70 cm até 1,70m. Ela possui pisos sensitivos para deficientes visuais, piso antiderrapante, entrada para cadeirantes e não cadeirantes com barra de apoio, entrada para deficientes visuais e outras necessidades especiais, azulejo antiderrapante e barra de apoio em todo o entorno da piscina, que permite que a pessoa tenha onde se segurar quando estiver dentro da água. As aulas, com professores especializados, acontecem de 3ª à 6ª.

Junto às piscinas também foram construídos vestiários adaptados e arquibancada com três níveis e acesso para cadeirantes.

Atividades extras
A piscina municipal não promove apenas aulas. Ao longo do ano são realizados vários eventos com o objetivo de promover a socialização, lazer e prática esportiva. Com a função de avaliar o progresso dos alunos, acontecem festivais internos de natação.

O principal evento do parque aquático, já tradicional no calendário esportivo da cidade, é o Festival Aberto de Natação Maria das Graças da Silva. A festa visa a confraternização entre alunos e promover a disputa saudável entre academias e clubes de Piracicaba e região.

Serviço
Piscina Municipal Dr. Samuel de Castro Neves
Informações de 2ª a 6ª feira, das 7 às 17h
Rua Silva Jardim, 687, Bairro Alto, ao lado do Estádio Municipal Barão da Serra Negra
Telefone 3422-1510

4 comentários:

  1. Quando posso me inscrever na natação? No início do ano que vem ?
    E tudo gratuito ?
    Mariana 14anos

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de me inscrever qdo posso tenho 39 anos .

    ResponderExcluir
  3. Tenho minha filha que precisa fazer aulas de natação com encaminhamento médico... Como faço???

    ResponderExcluir