sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dia Mundial de Combate à Hanseníase

O último domingo do mês de janeiro é marcado pela comemoração do "Dia Mundial de Combate à Hanseníase". A data, que neste ano será no dia 29, foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Piracicaba registrou no ano passado 14 novos casos da doença, em 2010 foram 20. Atualmente, existem 18 pacientes ativos em acompanhamento no Centro de Doenças Infecto-Contagiosas (Cedic), sendo que existem dois tipos de tratamento: um de seis meses e um de doze meses, de acordo com cada paciente.

A fim de conscientizar os munícipes sobre o assunto, a Vigilância Epidemiológica (VE) de Piracicaba, pertencente à Secretaria de Saúde, irá realizar amanhã, 28 de janeiro, atividade de orientação sobre a doença, sintomas e tratamento.

A enfermeira responsável pela coordenação da VE, Fernanda Menini, explica que serão duas equipes divididas na Praça José Bonifácio e na área externa do Terminal Central. As atividades acontecem das 8 às 12h.

O que é Hanseníase?

Hanseníase é uma doença que se instala principalmente em nervos e pele. Ela é transmitida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento. Pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças, de todas as classes sociais. Se não tratada ou tratada tardiamente pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés ou olhos.

POR ISSO, FIQUE ATENTO AOS SINAIS:

Verifique em todo o corpo se existem manchas esbranquiçadas, caroços avermelhados ou castanhos. Caso haja, toque nelas e verifique se estão dormentes ou se a sensibilidade é diferente.

Se você perceber algum destes sinais, desconfie que é HANSENÍASE e procure uma Unidade de Saúde. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as Unidades de Saúde do SUS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário