terça-feira, 17 de julho de 2012

“Caminhos Para o Mercado de Trabalho’’: Mais de 12 mil jovens assistiram palestras no 1º semestre

Mais de 12 mil jovens estudantes do ensino médio e instituições, em Piracicaba, assistiram no primeiro semestre deste ano (fevereiro a junho) as palestras do programa “Caminhos para o Mercado de Trabalho”, um aumento de 174% em relação ao mesmo período do ano passado que registrou 4.716 alunos.

A iniciativa envolveu 34 escolas estaduais e uma Escola Técnica (ETEC Gustavo Teixeira–São Pedro) e uma Instituição. No total foram 122 palestras, envolvendo 12.961 jovens. O programa retorna em agosto, após recesso escolar.

As palestras coordenadas pelo Setor Primeiro Emprego, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), são ministradas por professores e profissionais de instituições parceiras, como Diretoria Regional de Ensino, Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso, Etec Fernando Febeliano da Costa (Centro Paula Souza), Sistema “S”(SENAI “Mário Dedini”, SENAI “Mário Henrique Simonsen”, SEST/SENAT, Senac), Caterpillar, Raízen (Cosan), Mutti Equipamentos, Pastoral Unimep, João Mendonça Funcionário Público Estadual, Instituto FORMAR, Pollo Engenharia, Grupo Supricel, Oji Papéis Especiais, Enfermap, Instituto Federal (IFSP) e outras.

As escolas e instituições visitadas recebem exemplares da “Cartilha de Qualificação”, permitindo aos jovens pesquisar sobre cursos e profissões oferecidas em instituições de formação técnica da cidade.

A coordenadora do programa, Marilene Augusto, explica que a cada ano aumenta o número de participantes. “As parcerias sempre são bem vindas, pois o objetivo é ampliar o programa, envolvendo outras escolas e instituições interessadas no tema. Pretendemos sensibilizar jovens e familiares da importância de cursos de aprendizagem, técnicos e de qualificação como instrumentos para acesso ao mercado de trabalho, contribuindo para sua inclusão profissional”.

A secretária municipal de Trabalho e Renda, Ângela Correa, diz que o objetivo do programa é sensibilizar e orientar os jovens para o primeiro contato com a carreira profissional que pretendem seguir. “A busca da qualificação profissional é primordial para o acesso ao mercado de trabalho. Existem inúmeras possibilidades, mas também muita incerteza na escolha do curso. Piracicaba é uma cidade privilegiada, por possuir muitas escolas técnicas qualificadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário