quarta-feira, 20 de junho de 2012

Morcego contaminado com vírus da raiva é encontrado no bairro Dois Córregos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba registrou novo resultado positivo em morcego contaminado com o vírus da raiva. O animal foi encontrado no bairro Dois Córregos. Este é o segundo caso diagnosticado neste bairro e o 13° do ano na cidade.

O animal de hábito frugívoro e espécie Artibeus lituratus, foi recolhido vivo caído no quintal da residência e enviado para análise ao laboratório do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo.

A equipe de vetores do CCZ iniciou terça (19) as ações de cobertura de foco na área delimitada, num raio de 500 metros a partir do local onde o animal foi encontrado. Todos os imóveis serão visitados e os animais (cães e gatos) que ainda não foram vacinados neste ano receberão a dose de vacina anti-rábica.

A bióloga Regina Lex, do Centro de Zoonoses, explicou que um trabalho educativo/ informativo nas escolas e igrejas do bairro também será feito, assim como nos outros casos já ocorridos.

Os moradores da área de abrangência que possuírem cães e gatos e não estiverem em casa no momento da visita, ou mesmo quaisquer outros proprietários que perderam o dia de vacinação nos bairros em que residem, poderão levar os animais diretamente no canil municipal para receber a dose de vacina. O expediente é de segunda a sábado, das 8h00 às 16h00.

Todos os animais deverão ser vacinados anualmente, porém os que residirem em áreas de ocorrência de raiva em morcegos, e não foram vacinados neste ano, deverão receber a dose de reforço. A vacina é gratuita, disponibilizada em doses individuais e aplicadas em seringas descartáveis.

Para solicitar o recolhimento de morcegos, vivos ou mortos, é preciso entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses. Porém, caso o animal seja encontrado caído no imóvel, fora do horário de expediente, as orientações são:
- Não tocar no animal.
- Morcego vivo - orienta-se que o morador coloque um balde para cobrir o animal com um peso em cima e no outro dia acione o CCZ.
- Morcego morto – pode ser recolhido com auxilio de uma vassoura e uma pá e armazenado em local seguro até que o CCZ faça o recolhimento

Tabela de casos de quirópteros positivos para o vírus da raiva em Piracicaba, ano 2012

BAIRRODATA RESULTADOHÁBITOGÊNERO/ESPÉCIEFAMÍLIA
Centro03/02InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Centro17/02InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Centro17/02InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Glebas Califórnia28/02InsetívoroLasiurus egaMolossidae
Santa Sílvia/
Dois Córregos
08/03InsetívoroLasiurus egaMolossidae
Monte Alegre26/03InsetívoroEptesicus furinalisVespertilionidae
Monte Alegre26/03InsetívoroEptesicus furinalisVespertilionidae
Vila Rezende26/03InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Centro20/04InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Nova Piracicaba20/04InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Cidade Alta29/04InsetívoroEumops glaucinusMolossidae
Castelinho18/05InsetívoroNyctinomops laticaudatusMolossidae
Dois Córregos19/06FrugívoroArtibeus lituratusPhyllostomidae


Nenhum comentário:

Postar um comentário