segunda-feira, 25 de junho de 2012

Atendimento nas UPA´s Vila Cristina e Piracicamirim cresceu cerca de 30%

Nos cinco primeiros meses de 2012, os atendimentos médicos das UPA´s Vila Cristina e Piracicamirim, somados, cresceram cerca de 30% comparados ao mesmo período de 2008 e 2011. No ano de 2008 o Vila Cristina realizou 53.226 atendimentos, enquanto em 2011 no Piracicamirim foram 50.678 atendimentos. Este ano, saltou para 66.081 no Vila Cristina e 53.409 no Piracicamirim, ou seja, 24 % e 5% de aumento, respectivamente.

Em 2004, último ano da administração anterior, foram atendidas 47.692 pessoas no Vila Cristina e 45.429 no Piracicamirim, ou seja, entre os anos de 2004 e 2012 houve uma ampliação de 55% (38% Vila Cristina e 17% Piracicamirim).

Entre outros fatores, esse crescimento se deve à contratação de novos médicos, passando de 2 ou 3 para 4 e 5 médicos. Além disso ocorreu também aumento no número de plantões nas quatro unidades, que passou de 1000 para 1350.

Neste ano também, a Prefeitura realizou a compra de 60% dos leitos oferecidos pelo Hospital Fornecedores de Cana e da Santa Casa de Misericórdia, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vila Cristina
 
Ano
Número de Atendimentos
2004
47692
2008
53226
2009
51117
2010
45685
2011
45772
2012
66081


 


Piracicamirim
 
Ano
Número de Atendimentos
2004
45429
2008
41836
2009
30887
2010
42416
2011
50678
2012
53409


De acordo com o secretário Fernando Cárdenas, as equipes mantêm as unidades trabalhando 24 horas/dia, durante todo o ano. As UPAs, contam com de salas de urgência/emergência, leitos de retaguarda, exames laboratoriais e medicamentos. Dispõem de equipamentos necessários para atender pacientes aos quais são, de fato, destinadas, ou seja, aqueles que estão em situação de urgência ou emergência.

Em 2010, o sistema de urgência operava com cerca de 1000 plantões/mês. Já no ano passado e neste ano, a Secretaria colocou cerca de 1350 plantões médicos/mês para acelerar o atendimento e reduzir as filas. Este aumento, como comenta o secretário, reduz o número de reclamações pela falta de profissionais.

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