quarta-feira, 18 de abril de 2012

Opereta Juriti estreia no Teatro do Engenho nesta quarta

A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural) em parceria com a EMPEM (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), inicia hoje (18), a mini-temporada do espetáculo “Juriti – Comédia de Costumes”, que contará com apresentações ininterruptas até o dia 21 de abril, sempre às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos.

Contemplado pelo FAC (Fundo de Apoio a Cultura), o espetáculo é uma opereta em três atos escrita por Viriato Corrêa e Chiquinha Gonzaga em 1919. A nova versão conta com direção teatral de Carlos ABC e coordenação geral de Cíntia Pinotti, além de interpretações da soprano Débora Letícia e do tenor Antonio Pessotti.

OBRA
Juriti se passa durante a Primeira Guerra Mundial e evidencia o conflito entre as sociedades rural e urbana, por meio do conflito entre o prefeito Major Fulgêncio (do Partido Liberal) e seu rival Coronel Cutrim (do Partido Conservador), que dá a tônica cômica do espetáculo, cuja história central de amor é vivenciada por Juriti (aqui interpretada por Débora Letícia) e Corcundinha (vivido por Antonio Pessotti).

A obra estreou no dia 16 de julho de 1919 no Teatro São Pedro de Alcântara – hoje Teatro São Caetano, no Rio de Janeiro –, encenada pela Grande Companhia de Operetas e Melodramas e sob direção de Eduardo Vieira. Vicente Celestino e Abigail Maia interpretaram os papeis principais. O elenco incluía ainda Procópio Ferreira. O regente foi o maestro Luiz Moreira.

Naquele ano, foram mais de 200 apresentações da peça, com um público total superior a 2.800 pessoas.


SERVIÇO
Mini-temporada do espetáculo “Juriti – Opereta em Três Atos”. De 18 a 21 de abril, sempre às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Alain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita (Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do Teatro no dia 18 a partir das 18h). Para mais informações, o telefone é (19) 3403-2600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário