sexta-feira, 20 de abril de 2012

Equipe técnica da Assistência Social participa de curso sobre o trabalho com as famílias

Com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Assistência Social – SUAS no município de Piracicaba, pelo menos 47 técnicos, profissionais envolvidos com trabalhos da área social, participaram ontem (19), no auditório do Sindicato dos Funcionários Públicos de Piracicaba e Região, de curso sobre o trabalho com as famílias. O curso foi ministrado por Gabriela Schreiner, consultora de assuntos relativos à família, direitos da criança e do adolescente e políticas públicas no Brasil e na América Latina.

O curso, proveniente da capacitação que teve inicio em março e segue até novembro, é o primeiro de outras ações que serão tomadas para capacitar e envolver os profissionais da área social envolvidos com os departamentos de Proteção Social Básica e Especial de Média Complexidade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Nos próximos dias, a rede de assistência social participará os assuntos relacionados ao trabalho com as famílias, Cras e Creas, desenvolvimento de habilidades aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, entre outros.

De acordo com a diretora do depto. de Proteção Social Básica, Marlene de Souza, este é apenas o início de uma capacitação importante que deverá possibilitar a melhor articulação do trabalho na área social.

A área social conta hoje com aproximadamente 50 técnicos envolvidos com os trabalhos realizados pelos Cras – Centros de Referencia de Assistência Social e Creas – Centros de Referencia Especializado de Assistência Social, que somam 10 unidades instaladas no município de Piracicaba. Dessas, sete unidades do Cras instalados nos bairros Centro, São José, Vila Sonia, Piracicamirim, Jardim São Paulo, Novo Horizonte e Mario Dedini, atuam no atendimento às famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o fortalecimento do convívio sociofamiliar. As unidades do Creas são responsáveis pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário