quarta-feira, 11 de abril de 2012

Campanha de vacinação anti-rábica tem inicio no próximo sábado

A primeira etapa da vacinação contra a raiva em cães e gatos na zona rural e bairros periurbanos de Piracicaba será iniciada nesse sábado (14). A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Zoonoses, planeja vacinar cerca de 45 mil animais. Todas as propriedades rurais deverão receber os agentes que vacinarão os animais com idade superior a 3 meses.

Nesta primeira fase, a vacinação segue até o dia 30 de abril, e a segunda etapa será executada durante o mês de Junho. A Campanha em cães e gatos nos bairros da zona urbana de Piracicaba será feita entre os dias 5 e 26 de maio.

De acordo com o secretário de saúde, Fernando Cárdenas, a idéia é realizar a imunização gradativamente, com os agentes de zoonoses percorrendo casa a casa, a fim de garantir que até mesmo as propriedades mais distantes e de difícil acesso tenham seus animais vacinados.

A última campanha realizada foi em 2009, quando a vacinação foi suspensa no estado de São Paulo por reações adversas à vacina causada nos animais vacinados. Para esta campanha a vacina é de outro laboratório, e produzirá uma resposta rápida na proteção de anticorpos contra a doença nos cães e gatos que receberem a dose.

As doses da vacina de cultivo celular são fornecidas pelo Ministério da Saúde, e neste ano somente 58 municípios do estado de São Paulo farão a campanha neste primeiro momento, segundo norma técnica enviada pelo Instituto Pasteur, da Secretaria Estadual de Saúde. Na região, apenas 3 municípios realizarão a campanha, além de Piracicaba: Rio Claro, Capivari e Conchal, todos eles com ocorrência de casos de raiva em morcego nos últimos 3 anos.

Casos positivos
Piracicaba somente neste ano já contabiliza 8 casos de raiva em morcegos com hábito insetívoro, ou seja que se alimentam de insetos. Os quirópteros foram capturados nos bairros Centro (3), Monte Alegre (2), Vila Rezende (1), Santa Silvia (1) e Jupiá (1).

Calendário – Zona Rural

DATA
LOCAL
14/04
Tupi, Peória, Bartira
16/04
Horto Florestal, Fazenda Morro Grande, Santa Fé e Itambé.
16/17/18 e 19/04
Colinas Santa Isabel.
17/04
Chácaras União e Adjacências, Quebra Dente e Lambari do Meio.
18/04
Tijuco Preto, Chácaras Beira Rio/ Adjacências.
19/04
Conceição I e II, Pesqueiro Morro Grande, Olaria e Santa Helena.
20/04
Bom Jesus e chácaras na Rod. SP 135 - bairros Conceição e Bom Jesus.
21/04
Parque São Jorge/ Cruz Caiada e Glebas Taquaral, Parque Continental e Jd Água Branca.
23/04
Batistada, Chicó.
24/04
Divisa, Colônia Zanin, Sítios e Água Santa.
24 e 25/04
Tanquinho e Adjacências.
25/04
Usina Capuava, Vila Nova e Guamium.
26/04
Godinho, Florespi, Glebas Novo Recanto.
27/04
Vivenda Bela Vista.
27/04
Itaperu - Granja, Dona Helena, Nauti Club e Adjacências.
28, 29 e 30/04
Fazenda Negri, Santa Olímpia e Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário