sexta-feira, 20 de abril de 2012

Beira-Rio: Avenida vai se transformando com os avanços da Etapa 3

A Avenida Beira-Rio, local que concentra as obras da Etapa 3 do Projeto Beira-Rio vai se transformando com o progresso na execução da requalificação.


No trecho da Avenida, que compreende o início da Rua Luiz de Queiroz e segue até o Museu da Água, já é possível ter uma noção de como será a nova via, que terá apenas uma mão direção, se configurando numa via parque, de contemplação de um dos mais belos pontos turísticos da cidade, que é o Rio Piracicaba e os atrativos que o margeiam, como o Engenho Central, a Ponte Pênsil, a Casa do Povoador, o Largo dos Pescadores e Rua do Porto.


Parte do alargamento das calçadas já está concluída, assim como o asfalto de parte da área. As calçadas vão recebendo piso intertravado, auxiliando a permeabilidade do solo.

A 3ª etapa do Projeto Beira-Rio está sendo feita praticamente em conjunto. A fase A, executada exclusivamente com recursos da municipalidade, compreende o trecho da rua São José até as proximidades da Passarela Pênsil. A intervenção segue o mesmo padrão das etapas 1 e 2, com alargamento de calçadas, assentamento de piso intertravado, novo paisagismo, iluminação, demolição do muro de arrimo e a retirada do aterro que encobre a casa do Povoador e a execução de um largo em frente à Casa do Povoador, além da execução de novas galerias de águas pluviais.


A fase B é feita com recursos aportados pela Petrobrás, elaboração de projetos e fiscalização sob responsabilidade da Prefeitura e gestão de recursos sob responsabilidade da Oscip Pira 21. As obras do trecho B compreendem intervenções entre a Passarela Pênsil e a Ponte do Mirante, com a transformação em mão única de direção da Avenida Beira-Rio, alargamento das calçadas e serviços de paisagismo.



A totalidade deste trecho continua a seguir as premissas do Projeto, como prevalência do pedestre, incluindo condições para acessibilidade dos portadores de necessidades especiais, recuperação dos patrimônios natural e construído, a manutenção dos usos consolidados, o dado cultural como elemento definidor.

O projeto Beira-Rio vem sendo desenvolvido desde 2001 e tem como elemento chave a reaproximação da população com o Rio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário