quinta-feira, 5 de abril de 2012

7 de abril: Dia Mundial da Saúde

O 7 de abril, desde 1950, é marcado como o dia da conscientização. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o dia em que se deve reafirmar a importância da saúde, além de oferecer a população novas formas de se cuidar e garantir as condições de bem estar, envolvendo aspectos físicos, mentais e sociais. Por isso, denominou-se a data como: “Dia Mundial da Saúde”.

Em Piracicaba, como forma de comemoração, a Secretaria Municipal, através do Núcleo de Apoio e Educação em Saúde (NAES), realizará no sábado, 7, a 'Feira da Saúde' na Praça José Bonifácio, a partir das 8h.

Quem passar pelo local poderá receber orientação sobre DST/ AIDS e a importância do uso do preservativo com a equipe do Centro de Doenças Infecto-Contagiosas (Cedic); dicas sobre como ter uma alimentação adequada para obter qualidade de vida, evitando as doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, com as equipes da Coordenadoria de Alimentação e Nutrição (Cpan) e do Centro de Atenção às Doenças Metabólicas (Cadme); o uso correto de medicamentos, mediante prescrição médica, e a aplicação correta para usuários de insulina com a equipe do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF).

Além disso, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), junto aos funcionários do Plano Municipal de Combate à Dengue, irão expor a tradicional apresentação do ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, para conscientizar a população da importância de se combater a dengue.

Haverá distribuição de folders explicativos sobre os malefícios do cigarro, álcool e do crack, e sobre como evitar doenças da síndrome metabólica, como diabetes, hipertensão e colesterol. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem vão aferir a pressão arterial e controle da taxa de glicemia por meio do glicosimetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário