sexta-feira, 16 de março de 2012

Teatro Erotídes de Campos será inaugurado no dia 27 de março

Evidenciando o efervescente caldeirão artístico-cultural de Piracicaba, marcado por manifestações em todas as vertentes e oferecendo um novo e bem estruturado palco para que atores, músicos e bailarinos, entre outros, possam apresentar sua veia artística, em um dos pontos mais emblemáticos da cidade, de grande importância turística, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, inaugura o Teatro Municipal Erotides de Campos, localizado no Engenho Central.

E o dia escolhido para a inauguração não poderia ser mais propício. Trata-se de 27 de março, data em que é comemorado o Dia Mundial do Teatro. “Fizemos questão de inaugurar esse grande marco cultural e artístico de Piracicaba – que é o Teatro Municipal Erotides de Campos – em uma data tão importante, a mesma em que comemorado o Dia Mundial do Teatro e que foi criado, em 1961, o Teatro das Nações, em Paris”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese. “O novo teatro é um imponente espaço artístico-cultural, que toda Piracicaba estava esperando e nós estamos tendo a alegria de entregá-lo a população”.

A noite do dia 27 será marcada por apresentações de primeiríssima qualidade de música, teatro e dança. Entre as atrações está a internacionalmente aclamada São Paulo Companhia de Dança, que apresentará o espetáculo Legend, com coreografia de John Cranko. Outra atração será os mundialmente conhecidos bailarinos Ana Botafogo e Helio Bejani, que apresentarão uma coreografia especial. Haverá espaço ainda para a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência do Maestro Egildo Rizzi, além da encenação Diálogos de Época, com participação dos atores Carlos ABC e Raul Rozados.

Além da noite do dia 27, o novo Teatro do Engenho contará com uma extensa programação de abertura, que somará 24 dias, todos eles com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados em cada dia na bilheteria do teatro, duas horas antes do início do espetáculo. “O prefeito Barjas Negri e a secretária Rosângela Camolese não mediram esforços para fazer com que as atrações desses 24 dias de inauguração fossem totalmente gratuitas para a população. Quem ganha com isso é Piracicaba e os piracicabanos em geral, que poderão acompanhar excelentes apresentações de forma gratuita”, comemora o diretor do Teatro Municipal Erotídes de Campos Thiago Rozineli.

EXECUÇÃO

As obras foram executadas pela PROENG e a proposta de restauração é do arquiteto Marcelo Ferraz, do Escritório Brasil Arquitetura e inclui, além do restauro do prédio do Armazém 6, os projetos das redes hidráulica e elétrica, acústica, ar-condicionado e iluminação. As intervenções, somando obras, equipamentos e tapeçaria, estão orçadas em R$ 10 milhões. Desse montante, 80% foi bancado pelo Banco Santander. De acordo com o projeto, o Armazém 6 do Engenho Central deu espaço a um amplo teatro, construído em dois pavimentos, além de restaurante e galerias que remontam ao “teatro elisabethano”. Outra novidade é de que o palco interno extrapola a edificação do barracão e formará, com a praça Central do Engenho uma ampla área de atividades culturais.

O projeto foi elaborado lembrando que o restauro deixará as marcas do tempo no galpão e também propondo soluções que permitam revelar o lado industrial da edificação. Conforme o projeto, a “nave central” será a do Teatro, que conta com 422 lugares, divididos nos pavimentos e nas galerias. As demais dependências abrigam, de um lado, restaurante, bar, cozinha industrial, camarins, banheiros e hall e, do outro, sala de atividades multiuso, que pode tanto servir como espaço de ensaios, como para a hospedagem de escolas de música, artes cênicas, danças e outras. O projeto acústico do teatro é de José Augusto Nepomuceno, responsável pela acústica da tradicional Sala São Paulo.

PROCESSO DE OBRAS

Apresentadas oficialmente à imprensa e aos munícipes em novembro de 2009 pelo prefeito Barjas Negri e pelos secretários municipais Rosângela Camolese, da Ação Cultural, Arthur Ribeiro, de Obras, além do presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba João Chaddad, as intervenções foram iniciadas em março de 2010.

De acordo com o prefeito Barjas Negri, compõem o seu programa de governo investimentos na recuperação do Engenho Central. “Porém, o mais fundamental foi o acordo com a família Silva Gordo, que garantiu a posse definitiva do imóvel. A Prefeitura já vinha investindo anualmente recursos para recuperar o Engenho, como a primeira etapa da infraestrutura, reforma dos sanitários e restauro do Armazém 14”, explica o prefeito.

Rosângela Camolese também destaca que todas as intervenções já realizadas no local, como a reconstrução do piso, com tubulações subterrâneas, reformas dos Armazéns 14 e 14A – e, futuramente, o barracão 10 e a construção do Museu do Açúcar, que ocupará os barracões 7A, 7B e o 5 –, têm como obejtivo a permanência do espaço como um local agradável. "Temos feito um trabalho em conjunto com os funcionários da secretaria, do Ipplap, das Secretarias Municipais de Obras e Turismo, para trabalharmos cada vez mais no intuito de transformar o local em um dos principais complexos turísticos e culturais do Estado de São Paulo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário