quinta-feira, 1 de março de 2012

Setur promove Fórum para observadores de aves

O Fórum de Discussão sobre o Receptivo Turístico para Observadores de Aves na Cidade de Piracicaba acontece nesta sexta-feira, a partir das 9h30, no anfiteatro do Armazém 14 do Engenho Central. Com realização da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), o encontro visa preparar um novo roteiro turístico para a cidade.

“Nos últimos anos, a Setur publicou cinco roteiros diferenciados para as demandas turísticas da cidade. E a observação de aves é uma proposta para um novo roteiro auto-guiado e guiado”, afirma o secretário Omir Lourenço. Porém, antes da implantação, é preciso garantir a qualificação do sistema turístico. Há a necessidade de analisar a especificidade do turista observador de aves e também a qualificação do mercado local para a comercialização desse roteiro.

Estes são os objetivos principais do fórum, que conta com a participação de vários profissionais especializados. Os biólogos Lucas Longo e Eduardo Alexandrino elaboraram pesquisas sobre o asssunto. A turismóloga Rose Massarutto, consultora técnica da Setur, tem proposta de planejar e organizar os roteiros auto-guiado e guiado. A mediadora da mesa é Odaléia Queiroz, pesquisadora e docente da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

A Setur já vem organizando roteiros que integram atrativos de um mesmo segmento, focando a disponibilidade de informações (história, dados do local, mapas e acessibilidade linguística). Os cinco roteiros já esquematizados abordam os seguintes temas: Parques, Rua do Porto, Roteiro Caipira, História e Cultura de Piracicaba e Roteiro Rural das Tradições e Costumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário