terça-feira, 20 de março de 2012

Reforma dos sanitários do Mercadão está em fase final

Está em fase de conclusão a obra de reforma e ampliação dos sanitários do Mercado Municipal. A intervenção, prevista para estar concluída no final deste mês, é uma parceria das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (Sema) e de Obras (Semob), com a Associação dos Comerciantes do Mercado.

Para a obra que vinha sendo reivindicada há anos, e que garantirá aos usuários mais conforto e melhores condições de higiene, a Prefeitura investiu mais de R$ 78 mil. Os sanitários foram  ampliados em 13 m², graças ao uso do antigo boxe de número 7, que foi desativado. O novo espaço contempla a adaptação para portadores de necessidades especiais e fraldário. Para ser ainda mais completa, a reforma inclui também a instalação de uma caixa d'água de 40 mil litros.

No momento, acontece o serviço de pintura interna e, na sequência, será finalizada a colocação de pastilhas na parede externa, colocadas as divisórias dos sanitários, as louças sanitárias, pias e torneiras.

Para o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado, Antonio Valdomiro Magro, esta obra não é só importante, como necessária, pois havia reclamações frequentes dos usuários, por causa dos dois únicos sanitários serem muito pequenos e antigos.

Com expectativa de conclusão da obra, para o final deste mês, Antônio Magro, falou da importância  também da caixa d'água, com capacidade muito maior que anteriormente, quando havia quatro caixas, mas cada uma delas só armazenava mil litros de água. A nova caixa, segundo ele, atende as exigências, inclusive por contar com um reservatório de 15 mil litros para incêndio e mais 25 mil  para atender a demanda do Mercado. “Faz pouco tempo, também fizemos a reforma da marquise do  Mercado, além da pintura da fachada e troca das pastilhas dos quatro pilares externos”, lembra ele.

O secretário de Agricultura, Waldemar Ginemez, enfatiza que o Mercado Municipal, além de ser um importante espaço de comercialização de hortifrutigranjeiros, oferece grande diversidade de alimentícios, constituindo um excelente pólo gastronômico para turistas e também para os piracicabanos.

E como responsável pela administração do espaço, a Sema informa que há duas semanas os frequentadores do Mercadão contam com dois novos boxes, um é a Casa de Sucos Naturais e Açaí e  o outro, a Casa de Acarajé e Tapiocas. Dentro de mais uma semana estará funcionando a Casa  Coffe. Também está previsto para breve, um espaço onde a Secretaria Municipal de Turismo que comercializará artesanatos e souvenirs da cidade.  

RETROSPECTIVA

Está é a segunda  intervenção feita no Mercadão desde 2011. Em julho passado, a Semob executou a revisão e reparos da cobertura, numa área de 300m², que incluiu a troca das estruturas de madeira comprometidas, retirada das telhas de barro, manutenção das calhas, rufos e condutores. Concluída, esta reforma do telhado custou R$ 45 mil.

O Mercado Municipal faz parte da história do centro da cidade. Inaugurado em junho de 1888, atendia os pequenos agricultores ajudando-os a escoarem sua produção e proporcionando à população mais uma opção na compra de alimentos. O prédio foi tombado pelo CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), em 1987,como Patrimônio Cultural.

Localizado na Praça Alfredo Cardoso, (rua Governador Pedro de Toledo, altura do 1.336), o Mercadão comercializa, em média, 67mil Kg/semana, em 57 boxes em funcionamento, estando  2  deles em  processo de  licitação.  No  local  são  comercializados  produtos que variam de verduras, frutas, material de pesca, pastelaria, açougue entre outros. Funciona de segunda à sexta-feira, das 6h às 17h30, aos sábados das 6h às 13h e aos domingos das 6h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário