terça-feira, 20 de março de 2012

Parque da Rua do Porto passa por melhorias

O Parque da Rua do Porto, é um dos centros de lazer que mais reúnem piracicabanos em busca de uma vida saudável. No início das manhãs e finais de tarde a pista de caminhada, com dois quilômetros de extensão, fica repleta. Para melhor receber os esportistas, a atual administração também instalou uma academia para a terceira idade, reformou sanitários, melhorou a iluminação, construção do Farol da Segurança, quiosques e, mais recentemente, instalação de aspersores de água para refrescar os usuários da pista de caminhada ampliada na atual gestão.

Até julho deste ano outras melhorias serão feitas. Nesta segunda quinzena de março, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) providencia a construção de sanitários, academia para cadeirantes e ampliação da iluminação, obras sob responsabilidade da GAG Construtora.

Será feita a complementação da iluminação existente no parque, com a instalação de dez luminárias do tipo bola. Ocupando uma área de 40m², sanitários para uso feminino e masculino adaptados para cadeirantes serão construídos e ficarão localizados próximos a academia de ginástica ao ar livre.

Na mesma área ficará a Academia Para Especiais (APE), destinada para adultos cadeirantes. Será construído espaço de 280m² em piso de concreto, com rampa de acessibilidade. A APE será composta por dez aparelhos: supino (fortalece os grupos musculares dos peitorais e ombros e as articulações dos ombros e braços), alongador (alonga as articulações dos membros superiores, cintura escapular, tronco e cintura pélvica), remada (fortalece os grupos musculares e articulares dos braços e costas), desenvolvimento (fortalece os grupos musculares e articulações dos antebraços, braços, ombro e peito), voador peitoral (fortalece os grupos musculares do peito, ombros e braços), voador dorsal (fortalece os grupos musculares das costas, ombros e braços), puxador alto (fortalece os grupos musculares e articulares dos antebraços, braços, costas e ombros), rotação dupla vertical (fortalece os membros superiores, melhorando a coordenação motora e as articulações dos ombros, cotovelos e punhos), rotação dupla diagonal inclinada (fortalece e aumenta a mobilidade das articulações dos ombros, cotovelos e punhos) e rotação vertical (fortalece as articulações dos ombros, cotovelos e punhos, melhorando a coordenação motora e a amplitude articular).

O parque infantil para cadeirantes será instalado pela empresa Metalplay, com dois equipamentos de recreação: balanço e carrossel (gira-gira), que são os único disponíveis no mercado. Os brinquedos, projetados para uso de crianças cadeirantes, têm estrutura em aço reforçado e pintura epóxi que proporciona maior durabilidade. No balanço, a cadeira de rodas é colocada pela parte traseira do brinquedo, por meio de uma rampa com sistema de travas. Após fechada a rampa, as rodas da cadeira estarão fixadas. O brinquedo pode ser usado por duas pessoas simultaneamente. O carrossel que também é dotado de sistema de rampa e travas, as cadeiras de rodas são acomodadas dentro de receptáculos com grades de proteção e freios para as rodas traseiras. O equipamento tem cobertura e, como o balanço, permite que dois cadeirantes e quatro crianças brinquem ao mesmo tempo, facilitando a integração social. O parque ocupará 280m².

O total investido pela Prefeitura nas quatro benfeitorias não chega a R$ 100 mil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário