segunda-feira, 26 de março de 2012

Piracicaba adere a Semana Estadual de Mobilização contra Dengue

As atividades de combate à dengue não param em Piracicaba. O município tem investido incansavelmente para conscientizar a população sobre os riscos da doença e também no Plano Municipal de Combate à Dengue (PMCD) que realiza ações diariamente para controle dos casos.

Nesta próxima semana, além das atividades de rotina, a cidade contará com uma programação especial por conta da Semana Estadual de Mobilização contra Dengue, que acontece de 26 a 30 de março de 2012, com ênfase na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde determinou que todas as equipes da Atenção Básica (Unidades Básicas de Saúde – UBS e unidades do Programa de Saúde da Família – PSF) desenvolvam atividades junto a sua clientela nesta semana. A atenção especial será tomada na região da baixa Paulicéia, baixa Paulista, Vila Cristina e Monte Líbano.

Para Fernando Cárdenas, secretário da pasta, “o empenho no desenvolvimento das atividades é muito importante devido ao fato de que 90% dos casos confirmados estão nessa região que será trabalhada”, comenta. Até o momento, Piracicaba registrou 438 notificações da doença, dos quais 157 são positivos (apenas um caso importado da Bahia). 129 já receberam resultado negativo e 66 pessoas ainda aguardam resultado.

A Secretaria da Educação e a Delegacia de Ensino também promoverão atividades nas escolas municipais e estaduais, com a utilização de DVD’s, cartazes e atividades junto à comunidade.

Aplicação de Inseticida
A equipe do PMCD está utilizando os sábados para fazer aplicação de inseticida nos prédios públicos de grande circulação de pessoas durante a semana. A estratégia visa aumentar o controle nos imóveis considerados especiais, como por exemplo, escolas, centros comunitários, unidades de saúde (Unidades Básica de Saúde – UBS e Programa de Saúde da Família – PSF), igrejas e outros.

No sábado (24), as equipes estiveram nos seguintes pontos:
- E.E. Santa Fé
- Creche e Capela do Novo Horizonte
- E.E. João Conceição
- ETEC Paula Souza (Paulista)
- Posto Combustível Prefeitura
- SEMA
- Semutri
- Patrimônio
- Escola Alfredo Cardoso
- Colégio Dom Bosco
- Escola Infantil (ao lado Dom Bosco)
- Creche S. Vicente de Paula
- Escola Sete Anões

Arrastão
No próximo sábado, 31 de março, haverá uma ação articulada das secretarias de Saúde, Obras (Semob), Administração (Semad), Meio Ambiente (Sedema), Água e Esgoto (Semae) e Educação, junto aos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e os técnicos de enfermagem da Atenção Básica, com realização um arrastão para retirada de inservíveis na região da baixa Paulicéia, baixa Paulista, Vila Cristina e Monte Líbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário