Em grande estilo, numa noite que agradou em cheio os amantes da boa música. Assim pode ser definida a abertura das festividades do Momento Itália-Brasil em Piracicaba, ocorrida na última sexta-feira (2), quando a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) recebeu a cantora Ligiana, que interpretou canções anteriormente gravadas pela italiana Mina Mazzini, no espetáculo “Mina, uma tigresa italiana e suas canções de amor mediterrâneas”.
O grande concerto foi acompanhado pela secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese, o representante do Instituto Italiano de Cultura Attilio Degaspari, o agente consular de Piracicaba Grazio Calicchio, o reitor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) Clovis Pinto, o gerente do Sesc José Roberto Ramos, o presidente da Società Italiana Sergio Forti e o diretor da MBM Escritório de Ideias Bruno Chamochumbi. Renomados músicos piracicabanos também estiveram presentes, como Pa Moreno, Hermes Petrini, Antonio Pessotti e Cecília Bellato.
Mina – que hoje tem 72 anos – é considerada a maior diva da música popular italiana, mas ainda é pouco conhecida no Brasil. Isso, apesar de sua proximidade com o país, sendo uma das primeiras a gravar versões de músicas de Chico Buarque. Recentemente, foi anunciado o interesse do aclamado cineasta espanhol Pedro Almodóvar, grande fã de Mina e que já utilizou várias canções na trilha sonora de seus filmes, de retratar a vida da diva italiana, já tendo escalado Marisa Paredes para o papel principal.
A apresentação em Piracicaba trouxe à tona o projeto de evidenciar o repertório da “cantante” Mina, antigo sonho de Ligiana, que estudou canto lírico na Holanda e na Itália e é doutora em musicologia pelas universidades de Tours e Milão. A brasileira, inclusive, chegou a viver em Cremona, cidade natal de Mina Mazzini.
Acompanhada por três músicos, Ligiana apresentou canções como Parole Parole, Il Cielo in Una Stanza, Ancora Ancora, Se telefonando, Un anno d’amore, E se domani, Bugiardo e inconsciente e Sono come tu mi vuoi.
MINA MAZZINI
Nascida na cidade de Busto Arsizio, em 25 de março de 1940, Mina Anna Mazzini foi, provavelmente, o maior ícone da música pop italiana em meados das décadas de 1960 e 1970, conhecida pela voz que atingia três oitavas da escala e sua imagem de mulher independente.
No palco, Mina ficou conhecida por combinar vários estilos modernos com melodias tradicionais italianas e música dançante, o que fez dela a cantora por mais versátil da música italiana. Ela dominou as paradas italianas por 15 anos, atingindo a um nível inigualável de popularidade na Itália. No total, Mina emplacou 77 álbuns e 71 singles nas paradas italianas.
A aparição de Mina na TV em 1959 foi a primeira de uma cantora de rock na Itália. O público a apelidou como “Tigre Selvagem de Cremona”, devido a seus gestos selvagens e ao seu estilo de dança. Durante sua carreira gravou mais de 1000 canções e vendeu mais de 150 milhões de discos.
MOMENTO ITÁLIA-BRASIL
O Momento Itália Brasil, programação que vai até junho em Piracicaba, unindo variadas manifestações culturais ligadas pelos dois países. As festividades são promovidas pela Prefeitura de Piracicaba por meio da secretaria da Ação Cultural, MBM Escritório de Ideias, Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernest Mahle, Società Italiana de Mutuo Soccorso, Paróquia São José, Sesc e Círcolo Trentino
PRÓXIMO EVENTO
O próximo evento que compõe a programação do Momento Itália-Brasil em Piracicaba será a abertura da Festa da Paróquia São José, que acontece no próximo dia 19, às 19h30 no Engenho Central.
Toda a programação do Momento Itália-Brasil em Piracicaba pode ser acompanhada por meio do site da Semac: www.semac.piracicaba.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário