Uma grande festa marcou a abertura dos 4º Jogos Estudantis de Piracicaba, na noite de sexta-feira (02), no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, que nesta edição reunirá 15 escolas particulares e aproximadamente 5 mil atletas. A cerimônia foi aberta ao público e atraiu um público de cerca de 1.500 pessoas.
Estiveram no local autoridades municipais, como o prefeito Barjas Negri, os secretários municipais Pedro Antonio de Mello (Esportes), Gabriel Ferrato (Educação) e José Antonio de Godoy (Governo), além de estudantes, diretores das escolas e comissões técnicas das equipes que integram as competições. Um público vibrante aguardava a entrada das delegações.
A competição, considerada uma das mais importantes do calendário esportivo de Piracicaba e organizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, em parceria com os professores de educação física da rede particular de ensino, prossegue até novembro. Em 2011, o Dom Bosco Assunção conquistou títulos em 22 modalidades e superou Anglo e Dom Bosco Cidade Alta, o que garantiu o título.
Nesta edição serão disputadas as modalidades (masculino e feminino) de: tênis de mesa, futsal, natação, handebol, voleibol, atletismo, canoagem, basquete, vôlei de areia, damas e xadrez, nas categorias pré-mirim (6º e 7º anos), mirim (8º e 9º anos), infantil (95/96) e Juvenil (93/94). A competição está prevista para prosseguir até novembro.
Está confirmada a participação de 5 mil alunos de 15 escolas: Anglo Cidade Alta, CLQ, COC, Colégio Liceu Terras do Engenho, Colégio Lúdico, Metropolitano, Piracicabano, Dom Bosco Cidade Alta e Dom Bosco Assunção, Seletivo, Tales de Mileto, Poli Brasil, Instituto Atlântico de Ensino, Instituto Baronesa e Sesi Industrial (085).
Na cerimônia de abertura foi realizado o tradicional o desfile das delegações, acendimento da pira olímpica pelo atleta Denis Terezani, heptcampeão paulista e bicampeão brasileiro de canoagem, juramento do atleta por Ana Clara Magalhães, aluna do 8º ano do Colégio Seletivo, apresentações de coreografias elaboradas pelas escolas participantes. Assim como no ano passado, será realizada uma Gincana Solidária, onde as escolas participantes arrecadaram litros de leite que serão destinados ao Banco de Alimentos de Piracicaba, órgão responsável em repassar as famílias carentes cadastradas.
Segundo o secretário de esportes, Pedro Mello, a reedição desta competição, que na década de 90 se chamou Jogos Colegiais, é importante, porque, além de promover a socialização e confraternização entre os adolescentes, permite observar um segmento que está em plena aptidão física e destreza e pode despontar em diversas modalidades que possam representar a cidade. Mello também lembra que o fair play (jogo limpo) deve guiar as competições e as equipes.
Pedro Mello diz que os jogos fazem parte do plano de governo da atual administração, que reputa como importante a reedição de competições escolares, que fizeram muito sucesso em outras décadas e ajudaram a conhecer novos talentos no esporte piracicabano, além de promover a socialização entre as escolas.
Os Jogos Estudantis são organizados pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, em parceria com os professores de educação física da rede particular de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário