terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mobilidade, indústrias e saudosismo

João Chaddad
- Publicado em 08.2011

Piracicaba se prepara para ser líder de um grande Aglomerado Urbano, com a participação de 22 cidades da região. Mas essa liderança não acontece por acaso. Ela vem sendo construída a longo prazo, graças a muitos fatores e personagens da nossa história.
Essa história mostra que, entre outras coisas, a industrialização teve um papel importante no desenvolvimento local, principalmente com a criação do Distrito Industrial Unileste na década de 70. Naquele momento, a cidade tomou novos rumos e novos horizontes se abriram para empresários e, consequentemente, para a geração de novos empregos. A Secretaria de Planejamento teve participação decisiva nesse acontecimento, quando foi executado o primeiro Plano Diretor de Piracicaba.
Hoje, o Plano Diretor é bem diferente. Ele traz crescimento e desenvolvimento baseado em dois parâmetros: a existência ou não de infraestrutura e a não agressão do meio ambiente. A atual Administração leva muito a sério os instrumentos contidos no Plano Diretor de Desenvolvimento. Tudo que se executou até o momento, foi ouvindo as pessoas, visitando os bairros, fazendo audiências públicas, ou seja, consultando a população.
Desde o primeiro Secretário de Planejamento, passando pela criação do IPPLAP em 2003, até hoje, a cidade nunca teve um desenvolvimento tão ordenado e sustentável como se vê atualmente. Não é à toa que as pesquisas mostram um apoio de 82% da população. Isso comprova que o planejamento em todas as suas formas é prioridade desta Administração.
Diferentemente de 40 anos atrás, os desafios, as necessidades e as prioridades atuais são outras. Elas exigem o conhecimento e a participação de todas as Secretarias, com mudanças profundas, mas sob controle. Os resultados atingidos não permitem denegrir, menosprezar ou duvidar da competência, da inteligência e do conhecimento dos técnicos do IPPLAP, da SEMOB, dos Conselhos e dos vereadores da Câmara Municipal.
As centenas de loteamentos irregulares e clandestinos que surgiram durante décadas, estão sendo regularizados. Por outro lado, procuramos dar condições para o surgimento de loteamentos com características populares, como é o caso do Piracicaba I, II e III do projeto federal “Minha casa minha vida”. Também viabilizamos grandes áreas que atendam a demanda de lotes industriais. Somente a somatória destas razões já é mais que suficiente para entender a ampliação do perímetro urbano.
Se o Unileste era importante 40 anos atrás, imagine como é necessária, hoje, a ampliação do Uninorte, do Uninoroeste, do Parque Tecnológico e do Parque Automotivo, gerando milhares de empregos e melhorando a vida de milhares de famílias!
O Plano de Mobilidade trata também do sistema viário, é exemplo para todo Brasil. Nele, as pontes, passarelas, ciclovias, radiais, perimetrais e viadutos são projetados e executados com um único objetivo: melhorar a fluidez do trânsito e do transporte.
Nesse contexto vale destacar a via Norte-Sul com pista dupla, que começa em Santa Terezinha e através de diversas avenidas dentro do perímetro urbano, chega até a Rodovia do Açúcar. E mais, a parceria com o Governo do Estado permitiu o início da execução do primeiro trecho de 9 km do anel viário em pista dupla, interligando as 4 rodovias.
Tudo que foi citado aqui, é apenas uma parte do trabalho desenvolvido nestes últimos anos. É claro que com estas informações surjam dúvidas e desperte interesse em saber mais. O IPPLAP está aberto para que todos conheçam com detalhes todo seu acervo de leis, decretos, mapas, fotografias, também disponíveis em nosso site. Seja curioso! Conhecendo de perto os grandes desafios do crescimento ordenado, será mais fácil acompanhar, sugerir e participar do Planejamento Urbano e Social de Piracicaba.

Arqtº João Chaddad
Presidente do Ipplap

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