sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Desenvolvimento do Turismo com planejamento e sustentabilidade

Omir Lourenço *
Publicado em agosto/2011

O decreto presidencial Nº 7.381, de 02 de dezembro de 2010, que regulamenta a Lei Geral do Turismo, aprovada em 17 de setembro de 2008, dispõe sobre a necessidade de fomento e desenvolvimento do Turismo no Brasil. Para a Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba (Setur), o documento apenas regulariza as diretrizes que já foram estabelecidas no planejamento estratégico municipal, cujas atividades decorrentes estão em plena evolução.
A Setur, com o objetivo de atrair mais visitantes ao município e ampliar as políticas públicas voltadas à integração das famílias piracicabanas, tem trabalhado, desde 2005, para dispor de informações detalhadas que permitam refinar sua estratégica de melhorias ao setor. Regularizou também o Fundo Municipal do Turismo (Fumtur), criado por lei, cujo recurso é destinado a financiamento, apoio ou participação financeira em projetos e ações relacionadas às metas da Setur. O fundo é alimentado com taxas recolhidas das próprias atividades turísticas realizadas na cidade.
Para fortalecer o trabalho da Setur, foi recuperado um casarão histórico da Rua do Porto, onde funciona o Casarão do Turismo (NATT), que com a equipe recém citada, do NATT- Núcleo de Atendimento ao Turista, tornando-se um importante posto de informação e planejamento turístico, além de funcionar como ponto de venda de artesanatos locais. O mesmo ocorreu com o Parque do Mirante, onde um antigo prédio que funcionava como restaurante também foi transformado – em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) – em estrutura oficial ao turismo. O espaço incorpora ainda o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), com o objetivo de estimular o turismo pedagógico, durante a semana, e o turismo de lazer, nos finais de semana.
O planejamento estratégico municipal para o setor se deu de forma participativa, envolvendo a Secretaria de Turismo do Estado São Paulo, o governo municipal, membros do Conselho Municipal de Turismo, representantes dos circuitos turísticos CT2 (integram 11 municípios), Ecocaipira e Caminho do SOL, além de empresários e representantes da sociedade civil.
Em nossas metas está a organização de roteiros segmentados, revelando facetas da cidade, com forte potencial atrativo. Como exemplo de ação nesse sentido está a criação do Roteiro Rural das Tradições e Costumes, que visa capacitar as comunidades de Ártemis, Santana, Santa Olímpia e Tanquinho. O resultado desse trabalho foi o lançamento do primeiro passeio turístico, a Rota Tirolesa, em parceria com a comunidade de Santa Olímpia.
Este ano, envolveremos a comunidade de Santana, Ártemis e Tanquinho na elaboração de novos guias, ainda mais específicos, focados no turismo natural, caipira, histórico cultural e gastronômico. A proposta tem como fim a geração de emprego e renda, sem perder o sentido de desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico dessas comunidades.
Para atingir nossos planos, partimos de uma análise da situação atual do turismo na cidade. Estabelecemos metas, áreas estratégicas, macroprogramas, programas e ações, amparados pelos princípios de sustentabilidade, mobilização, visão sistêmica, parcerias, regionalização, inclusão social, competitividade, conhecimento e qualidade.
O plano em andamento foca seis áreas principais: estrutural (meios de hospedagem, alimentação e atrativos naturais e culturais), comunicação (sinalização e centros de atendimento ao turista), qualificação profissional (gerentes a prestadores de serviços turísticos) e promoção e apoio à comercialização dos roteiros no plano regional e nacional.
Entendemos ser fundamental o papel do poder público para o desenvolvimento integrado do turismo no município, o que exige ação conjunta das secretarias para melhoria da infraestrutura urbana. O mesmo vale para a iniciativa privada em parceria com o poder público. O mercado já observava a necessidade de ampliação dos equipamentos turísticos. Sendo assim, incentivamos a reforma dos hotéis existentes e conquistamos mais três, em funcionamento, o que dará mais qualidade de atendimento ao turismo crescente.
Portanto, todas nossas ações planejadas e implantadas têm atualmente uma amplitude maior que as previstas na regulamentação da lei Geral do Turismo. E podemos comemorar os resultados positivos do setor, com o aumento das divisas e a consolidação do turismo como uma das bases da economia local.
Setur – “O Bem Receber é nosso compromisso”

Omir Lourenço é secretário de Turismo de Piracicaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário