terça-feira, 3 de julho de 2012

Semae, Águas do Mirante e Caixa firmam contrato previsto na PPP

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), a Águas do Mirante e a Caixa Econômica Federal assinaram contrato, de acordo com as determinações do edital da Parceria Público-Privada (PPP) para o gerenciamento, coleta e tratamento de esgoto produzido na cidade pelos próximos 30 anos. O contrato, firmado na última sexta-feira (29) na sede da Superintendência Regional da CAIXA em Piracicaba, tem como objetivo atender ao modelo previsto no que tange ao pagamento das contraposições mensais a Águas do Mirante – empresa vencedora da licitação - e à garantia de pagamento das obrigações pecuniárias do Semae.

Participaram da assinatura Vlamir Schiavuzzo, presidente do Semae, José Benedito da Silva Braga Filho e Joselio Alves Raymundo, respectivamente diretores presidente e executivo da Águas do Mirante, além dos representantes da CAIXA, Carlos Henrique Almeida Custódio, superintendente regional, Marcelo Ribeiro da Silva, gerente regional, Sedeval Rodolffi, gerente geral da Agência Piracicaba, e José Roberto Soriano, assistente de governo.

O investimento para o gerenciamento, coleta e tratamento de esgoto produzido no município pelas próximas três décadas é da ordem de R$ 333 milhões. Cumprindo o estabelecido no plano de governo da administração municipal, o Semae trabalha para garantir 100% de tratamento de esgoto na cidade. Nesse sentido, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte do Caixão entrará em funcionamento de forma definitiva, elevando o volume de esgoto tratado de 36% para 70%. A Ponte do Caixão é a segunda grande ETE implantada na cidade, depois da unidade do Piracicamirim.

Também já se encontra em operação a ETE Santa Rosa/Capim Fino, que atende ao bairro Santa Rosa e aos pólos Tecnológico e Automotivo, atendendo uma população inicial de 10 mil habitantes, mas poderá atender até 30 mil pessoas.

Com a terceira grande ETE, a Bela Vista, a ser construída por meio da PPP, Piracicaba chegará aos 100% de tratamento. A Bela Vista vai tratar o esgoto de 150 mil moradores “Em relação a coleta, na área urbana  já coletamos 100% e na zona rural 98%”, afirma o presidente do Semae.

O superintendente regional da CAIXA, Carlos Henrique Almeida Custódio, destacou, na ocasião, a importância do formato da Parceria Público-Privada. “O modelo combina a velocidade da iniciativa privada com o importante olhar do poder público, que está voltado para o benefício da população”, considera.

A Águas do Mirante vai construir além da ETE Bela Vista, as Estações de Anhumas e Ártemis e também ampliar as ETEs do Piracicamirim e do Santa Rosa/Capim Fino. Ao todo serão 11 Estações Elevatórias, 30 mil metros de interceptores e coletores-troncos, mais de 250 mil metros de redes de extensão e substituição de outros 170 mil metros de rede, para universalização do tratamento de esgoto em Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário