terça-feira, 12 de junho de 2012

Guarda Civil iniciará operação com pistolas taser

No próximo mês, a Guarda Civil colocará em operação as 11 novas pistolas taser, armas de choque elétrico adquiridas da Taser, AA& SABA Consultants Inc, fabricante da pistola, com investimento total de R$ 36 mil.

O comandante da corporação, capitão Silas Romualdo explicou que a verba para a compra dessas 11 pistolas é fruto do convênio entre Guarda Civil e Secretaria Nacional Segurança Pública (Senasp), equivalente ao total de R$ 530 mil, também utilizados para aquisição de 400 spray de pimenta, 3 mil kits prevenção anti-drogas, 1 notebook, 100 conjuntos de fardas e três veículos.

Essa é a primeira aquisição da Guarda para em equipamentos não-letais, processo inovador que trará benefícios e segurança ao profissional e principalmente à população.

Os equipamentos serão operados inicialmente por 50 GCs que já passaram por curso teórico/prático e avaliação, estando aptos ao manuseio do equipamento. No próximo mês, após as armas serem registradas como patrimônio público, elas estarão disponíveis para serem utilizadas pelas equipes em patrulhas nas ruas.
A arma é uma opção mais segura em situações de resistência, sendo usada somente em último caso, quando há extremo risco. A taser emite ondas “T” (semelhantes à onda cerebral), paralisando o infrator que permanece lúcido, mas não consegue controlar o próprio corpo. Vale salientar que o disparo não provoca lesão e nem hematoma, apenas imobiliza o infrator por tempo suficiente para a sua detenção.

Outro destaque é o controle que se tem sobre os disparos feitos. A pistola tem um programa que registra cada disparo, possibilitando uma verificação periódica da utilização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário