terça-feira, 12 de junho de 2012

5ª Festa do Vinho de Santana acontece a partir de sexta-feira

O bairro de Santana é palco nos dias 15, 16 e 17 de junho, da 5ª edição da Festa do Vinho de Santana. Os preparativos já estão adiantados e a comunidade ansiosa para receber um público estimado em 20 mil pessoas nos três dias do evento.

O bairro tirolês preparou, por meio da Associação de Moradores do bairro e com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, uma programação que inclui danças típicas, comidas tirolesas, vinho produzido no bairro, além de missa e shows musicais.

A programação na sexta e no sábado será a noite, sendo que na sexta-feira começa às 20h e no sábado às 18h30. Já no domingo a programação acontece a partir das 9h30.

A entrada da Festa é franca, mas o estacionamento é pago, o valor é R$10,00. A intenção, segundo os organizadores, é que as pessoas não transitem com veículos pelo bairro e apenas se locomovam a pé, garantindo a segurança da Festa. Também será instalada área para crianças, com a presença de monitores. Para deixar os filhos no espaço, o custo será de R$15,00.


Origem da Festa do Vinho de Santana

A Festa do Vinho começou em 2008, como um almoço para alavancar a recém-criada Cooperativa de Vinhos de Santana e Santa Olímpia. De lá para cá, tanto a Festa como a cooperativa cresceram. Em 2008, cinco pessoas integravam a cooperativa. Atualmente são 24 cooperados, oriundos de ambos os bairros tiroleses. A Cooperativa foi se especializando e capacitando, recebendo assessoria do Sebrae (tecnologia, fabricação e agronomia) e curso de empreendedor de pequenos negócios, realizado em parceria entre o Senac e a Setur – Secretaria Municipal de Turismo.

Agora, a cooperativa está se preparando para ampliar ainda mais. Resultado do curso de Pequenos Negócios, que foi realizado no ano passado, a Cooperativa elaborou seu plano de negócios e está captando recursos para ampliação. A intenção é construir sede nova e ampliar a produção para que nas próximas festas possa produzir com uvas próprias para o vinho que será vendido e que também diversifique os produtos para comercialização: a intenção é produzir, além dos vinhos tinto seco e suave, branco, rosê e frisante, o suco de uva e geleias. Atualmente são produzidos 12 mil litros de vinho ao ano e a meta é produzir 30mil.
 
Confira a programação da Festa:
Sexta-feira - 15/06/2012
20h – Abertura oficial com apresentação de rainha e embaixatriz
21h – Grupos de dança
22h – Banda V4

Sábado – 16/06/2012
18h – Missa
19h30 – Apresentação de rainha e embaixatriz
20h – Grupos de dança
22h – Banda Séculu’s

Domingo – 17/06/2012
9h30 – missa
11h – almoço com cardápio típico
14h – apresentação de rainha, embaixatriz e grupos de dança
15h – Banda Nostalgia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário