quinta-feira, 10 de maio de 2012

Casa do Acolhimento dobrará n.º de crianças atendidas: 20 para 40

Com a conclusão da ampliação da Casa do Acolhimento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) pretende dobrar o número de crianças atendidas, de 20 para 40. Esta afirmação é da secretária Maria Angélica Guercio que recentemente, convidou representantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e dos Adolescentes (CMDCA) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para conhecerem as novas instalações.

Segundo a secretária, o município até 2007 abrigava crianças com alto risco social na Casa de Passagem, com capacidade para atender até oito menores. A partir daí, numa discussão com o prefeito Barjas Negri foi proposto a construção de um prédio próprio para, além de acomodar adequadamente, ampliar o número de atendidos. Tudo isso dentro da proposta de acolhimento emergencial.

Desde 2010, com a conclusão da Casa do Acolhimento, a Semdes vem abrigando, por determinação judicial, crianças em alto risco social, procurando fazer prioritariamente, a reinserção delas no grupo familiar. O Crami (Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância) é o parceiro da Secretaria neste projeto social.

De janeiro a abril deste ano (2012), de 25 crianças e adolescentes que foram encaminhados à Casa de Acolhimento, por medida judicial, 20 abrigados retornaram ao lar ou às suas famílias extensas, como tios, avós, padrinhos. A equipe desenvolve um atendimento especializado junto às famílias das crianças e adolescentes visando o retorno ao convívio familiar.

Para atender à política social que prevê o abrigamento de crianças, além da Casa do Acolhimento, a Semdes co-financia os serviços da Casa do Bom Menino e do Lar Franciscano de Menores. Dessa forma, atualmente, o município oferece serviços especializados para 100 crianças e adolescentes. Todas essas ações são acompanhadas pela Promotoria Pública e pela Vara da Infância e Juventude, recém-instalada de forma exclusiva, para atender as situações de crianças e adolescentes piracicabanos e da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário