terça-feira, 3 de abril de 2012

Secretaria Municipal investe mais de R$ 140 mil em equipamentos para Educação Especial

Foi autorizada a compra de novos equipamentos e materiais para o Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial (Numape). O valor investido foi de aproximadamente R$ 142 mil na aquisição de cadeiras de rodas e de banho, mesas escolares adaptadas, plano inclinado com garra, apoio de pés articulado e vários outros materiais que a Pasta recebeu e já entregou ao Numape (tabela completa no final).

De acordo com o secretário, a inclusão de pessoas com deficiência na rede municipal de ensino tem aumentado. “Dados de fevereiro apontam que o nosso Núcleo está atendendo 170 alunos do Ensino Fundamental, 97 da Educação Infantil e avaliando mais 25 crianças para identificar se elas necessitam ou não serem atendidas pelo Numape. Além de promovermos mais inclusão, ampliamos a qualidade do atendimento com a compra de todos esses materiais, os quais suprem a necessidade não apenas do Núcleo, como também das escolas que recebem esses alunos”, explica Ferrato.

A diretora do Numape, Angela Maria Sturion, diz que com esse investimento realizado pela Secretaria o Núcleo pode atender mais e melhor e ainda disponibilizar, por meio de um sistema de rodízio e durante o tempo que for necessário, materiais a todas as unidades escolares da rede que trabalham com essas crianças. “Essa é mais uma iniciativa de fundamental importância, porque aumenta a autonomia e independência do aluno que possui alguma dificuldade motora ou intelectual”, garante.

A relação dos equipamentos foi elaborada após estudo detalhado feito pela equipe multiprofissional do Numape, que é composta por uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga e cinco pedagogas especializadas. A supervisão do Núcleo fica a cargo das pedagogas Érica Eugênio, Milena de Lima e Diva Freitas, da própria Secretaria.


Relação dos materiais
QuantidadeDescrição
22Cadeira de rodas adaptada
25Mesa escolar adaptada
28Plano inclinado com garra
20Apoio de pés articulado
17Cadeira de rodas manual
22Cadeira de banho adaptada
24Cadeira escolar adaptada plana
03Cadeira para carro
03Teclado para comunicação alternativa


QuantidadeDescrição
70Tesoura de mola (possibilita autonomia no movimento de cortar)
50Copo recortado (possibilita a autonomia na ingestão de líquidos)
10Borda externa para prato em acrílico (facilita a alimentação do aluno com deficiência visual)
24Prato com borda alta e ventosa (potencializa a autonomia alimentar da criança)
10Engrossadores de objetos (favorece o movimento de segurar)
10Substituição de preensão (auxilia o movimento das mãos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário