Foi autorizada a compra de novos equipamentos e materiais para o Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial (Numape). O valor investido foi de aproximadamente R$ 142 mil na aquisição de cadeiras de rodas e de banho, mesas escolares adaptadas, plano inclinado com garra, apoio de pés articulado e vários outros materiais que a Pasta recebeu e já entregou ao Numape (tabela completa no final).
De acordo com o secretário, a inclusão de pessoas com deficiência na rede municipal de ensino tem aumentado. “Dados de fevereiro apontam que o nosso Núcleo está atendendo 170 alunos do Ensino Fundamental, 97 da Educação Infantil e avaliando mais 25 crianças para identificar se elas necessitam ou não serem atendidas pelo Numape. Além de promovermos mais inclusão, ampliamos a qualidade do atendimento com a compra de todos esses materiais, os quais suprem a necessidade não apenas do Núcleo, como também das escolas que recebem esses alunos”, explica Ferrato.
A diretora do Numape, Angela Maria Sturion, diz que com esse investimento realizado pela Secretaria o Núcleo pode atender mais e melhor e ainda disponibilizar, por meio de um sistema de rodízio e durante o tempo que for necessário, materiais a todas as unidades escolares da rede que trabalham com essas crianças. “Essa é mais uma iniciativa de fundamental importância, porque aumenta a autonomia e independência do aluno que possui alguma dificuldade motora ou intelectual”, garante.
A relação dos equipamentos foi elaborada após estudo detalhado feito pela equipe multiprofissional do Numape, que é composta por uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga e cinco pedagogas especializadas. A supervisão do Núcleo fica a cargo das pedagogas Érica Eugênio, Milena de Lima e Diva Freitas, da própria Secretaria.
Relação dos materiais
| Quantidade | Descrição |
| 22 | Cadeira de rodas adaptada |
| 25 | Mesa escolar adaptada |
| 28 | Plano inclinado com garra |
| 20 | Apoio de pés articulado |
| 17 | Cadeira de rodas manual |
| 22 | Cadeira de banho adaptada |
| 24 | Cadeira escolar adaptada plana |
| 03 | Cadeira para carro |
| 03 | Teclado para comunicação alternativa |
| Quantidade | Descrição |
| 70 | Tesoura de mola (possibilita autonomia no movimento de cortar) |
| 50 | Copo recortado (possibilita a autonomia na ingestão de líquidos) |
| 10 | Borda externa para prato em acrílico (facilita a alimentação do aluno com deficiência visual) |
| 24 | Prato com borda alta e ventosa (potencializa a autonomia alimentar da criança) |
| 10 | Engrossadores de objetos (favorece o movimento de segurar) |
| 10 | Substituição de preensão (auxilia o movimento das mãos) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário