sexta-feira, 16 de março de 2012

Vila Rezende recebe R$ 3,5 milhões em investimentos sociais

Dando continuidade ao trabalho diário de melhorar as condições de vida em todos os bairros, esta  Administração investe R$ 3,5 milhões na região da Vila Rezende, onde estão sendo executadas seis novas obras: duas escolas, centro social, melhorias no Varejão, conclusão do CASE Algodoal e a cobertura de quadra poliesportiva.

Para garantir educação para um maior número de crianças do bairro estão sendo construídas uma escola de Educação Infantil e outra de Ensino Fundamental. Juntas, elas atenderam mais de 793 alunos. Aliás, a creche é uma antiga reivindicação dos moradores e lideranças do bairro.

A Emei localizada na rua Maria Stênico esquina com a rua Ana Nery, terá uma área de 2.950 m² dividida  em três blocos de administração, maternal e berçário. Na parte administrativa, o prédio contará com almoxarifado, diretoria, secretaria, sanitários, hall, sala dos professores, recreio coberto, lavanderia e cozinha. O maternal terá uma sala multiuso, três salas para o jardim e quatro  para o maternal. E o bloco do berçário será dividido em dois refeitórios, três salas de aula, lactário, rouparia e lavanderia. Todas as salas de jardim, maternal e berçário terão solário fechado e sanitários adaptados. A capacidade total de atendimento chega a 233 crianças de 0 a 5 anos.

A Emef que passará a atender o bairro, terá capacidade para 560 alunos de 6 a 10 anos. Ela será construída no mesmo terreno do varejão, na avenida Dr. João Teodoro com a rua Osvaldo Cruz. O prédio contará com dois andares, sendo que no térreo terá uma sala de aula, refeitório coberto, cozinha, sala de professores e reunião, diretoria, coordenação, secretaria e hall. No segundo andar estarão quatro salas de aula e depósito de material. Ambos andares contarão com sanitários adaptados.

Os alunos que serão atendidos pela nova Emef estão hoje em uma antiga escola de madeira, uma das poucas ainda existentes na cidade, localizada na rua José de Sousa Gomes Coelho com a avenida Osvaldo Cruz. Como aquela região já não dispõe de terrenos públicos, o prefeito Barjas Negri em acordo com os moradores, definiu como proposta para ocupação desse espaço a construção de um novo centro social. Ou seja, assim que as crianças forem remanejadas para a nova escola, um centro social será construído no lugar da escola de madeira, ocupando cerca de 205 m² e seguindo o padrão dos demais espaços semelhantes já instalados pela cidade.

Para atender uma antiga reivindicação das lideranças da região, o varejão da Vila Rezende que atende a população a mais de 24 anos, receberá melhorias. Nele  serão construídos sanitários adaptados, espaço para depósito, além da reforma da cozinha e adequação da escada. Este varejão está na avenida Dr. João Teodoro.

Todas esta movimentação com a reforma do varejão, construção do centro social e da Emef,  são resultantes do planejamento estratégico idealizado pela Secretaria de Obras (Semob), abrindo os  espaços necessário para atender às solicitações de uma nova Emef, manter e melhorar as instalações do Varejão para as reuniões e bailes de 3ª idade.

Há, ainda, outras obras em andamento na região. O Case do Algodoal, na rua Pompílio Rafael Flores, será entregue no mês que vem, com um espaço de 416 m², onde estarão salas de aula, refeitório, cozinha, sala de coordenação, banheiros e um área para atividades. Hoje, esta unidade de atendimento socioeducativo atende cerca de 70 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com a Ong Educando. Nas novas instalações, essa capacidade de atendimento será dobrada.

Um último investimento na região da Vila Rezende que também merece destaque, é a cobertura da quadra poliesportiva na Escola Municipal Profº Miécio Cavalheiro Bonilha, também no Algodoal. Para esta obra já foram feitos serviços de escavação, fundação e colocação de pilares em concreto, restando a cobertura propriamente dita e detalhes de acabamento. A ação de cobertura de quadras acontece por uma parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado, garantindo esporte e lazer aos alunos e moradores o ano todo. Em toda cidade já são mais de 70 quadras cobertas em escolas municipais e estaduais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário