quarta-feira, 21 de março de 2012

Show une talentos locais e inspirações italianas

Grandes nomes da música piracicabana juntos no palco para lembrar canções eternas e ao mesmo tempo lembrar suas raízes italianas. É o que acontecerá no sow Itália Viva, destaque desta quarta-feira, dia 21, a partir das 20h, no Engenho Central. A apresentação será no espaço entre o Teatro Erotides de Campos e o Armazém 14, onde será montada uma grande tenda.

O show, que tem entrada franca, faz parte da 55ª Festa de São José, evento incluído na programação do Momento Itália-Brasil, realização da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural), Secretaria Municipal de Turismo, Società Italiana, Sesc, MBM Escritório de Ideias e Paróquia São José, com apoio do Circolo Trentino. “É uma excelente opção cultural, já que boa parte dos moradores de Piracicaba tem ascendência italiana”, afirma a secretária da Ação Cultural Rosângela Camolese.

A seleção tem desde canções folclóricas e clássicas - como a Tarantela (que abre o espetáculo), Vá Pensiero, Torna a Surriento, Bela Polenta e Funiculi Funiculá – até canções pop como Torneró, Per Amore, Volare, Caruso, Champagne e até uma versão de Samba de uma Nota Só.

Participam Wana Narval, Julia Simões, Patrícia Moreno, José Roberto Paschoalini, Daniel Esteves e Bruno Chamochumbi. Eles estarão acompanhados pelos músicos José Fernando (guitarra), Geraldo Negretti (baixo), Júlio Abbas (bateria), Luís Borghese (teclados) e Ernani Teixeira (violino), que integram a Banda JaQue.

PROGRAMAÇÃO DA 55ª FESTA DE SÃO JOSÉ

O palco da Festa de São José – realizada por meio de parceria entre as secretarias de Ação Cultural  e Turismo, Paróquia São José e MBM Escritório de Ideias – será sempre o Engenho Central.

No dia 22, haverá missa rezada em italiano, pelo Bispo Dom Fernando Mason, com participação de Janu & Conjunto Adonai, a partir das 19h30. No dia 23, a atração será o grupo Oitava Cor, que irá homenagear o cantor e compositor Adoniran Barbosa, o mais italiano dos brasileiros, em apresentação marcada para às 21h30.

Dia 24, a partir das 20h, haverá o jantar italiano, cuja verba será revertida para o Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José), localizado no Bairro São José. (Informações: 3434-2020 ou 3422-8833). Fundado em 29 de maio de 1967, o Cesac está instalado na Rua Ubatuba, 61, tem como principal objetivo atender famílias de baixa renda e proporcionar assistência social, moral, religiosa, cultural, educacional e recreativa. A entidade também atende mensalmente com cesta básica, cerca de 50 famílias carentes dos bairros Paulista, Paulicéia, Bairro Verde, Vila Cristina e Esplanada.

E no dia 25 acontece o encerramento da Festa, com almoço de São José às 11h30 e apresentação do Grupo de Danças Folclóricas de Piracicaba, às 15h. “No ano passado, quando a Festa durou três dias, contabilizamos a presença de cerca de 10 mil pessoas ao longo dos eventos no Engenho Central. Como em 2012 as festividades ocorrem entre os dias 19 e 25, nossa expectativa é de que 30 mil pessoas venham prestigiar nossas atrações”, afirma o pároco da Igreja São Joé, padre Marcelo Sales. “Nosso objetivo com isso é tornar São José ainda mais conhecido e adorado em Piracicaba”.

MOMENTO ITÁLIA-BRASIL

O Momento Itália Brasil, programação que vai até junho em Piracicaba, une diferentes manifestações culturais ligadas pelos dois países. As festividades são promovidas pela Prefeitura de Piracicaba por meio da secretaria da Ação Cultural, MBM Escritório de Ideias, Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernest Mahle, Società Italiana de Mutuo Soccorso, Paróquia São José, Sesc e Círcolo Trentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário