sexta-feira, 16 de março de 2012

Portal “Mais Emprego” prejudica atendimento aos trabalhadores

O novo sistema Portal “Mais Emprego”, desenvolvido pelo governo federal e implantado no Centro de Apoio ao Trabalhador da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda por determinação do Ministério do Trabalho, tem apresentado diversas falhas desde sua implantação, gerando desconforto aos trabalhadores. O novo sistema começou a funcionar em junho do ano passado, em todos os Programas (PATs) e Centros (CATs) de Atendimentos do País.

A secretária municipal de Trabalho e Renda, Ângela Cassavia Corrêa, explica que, em Piracicaba, o sistema freqüentemente apresenta quedas e oscilações, prejudicando os trabalhadores que buscam se cadastrar para emprego ou conseguir habilitação ao Seguro Desemprego.

Para comprovar a deficiência do “Mais Emprego”, a secretária cita, por exemplo, que na  “última semana de 5 a 9 de março, o sistema apresentou quedas frequentes, sendo que somente nesta semana (de 12 até hoje, 15 de março), o sistema funcionou somente por algumas horas, prejudicando o trabalhador que, ao chegar ao CAT, se depara com o não funcionamento do Portal”.

De acordo com a secretária, muitos trabalhadores desempregados, por não terem o dinheiro suficiente para retornar no dia seguinte, chegam a aguardar o atendimento por mais de 7 horas, esperando o retorno do sistema.  “E, por mais contatos que façamos com o Ministério do Trabalho e Emprego em Brasília, através do Dataprev, que gerencia o sistema, a resposta é sempre a mesma, que estão buscando solucionar o problema, apesar de reconhecerem as falhas”.

Ângela Corrêa ressalta que o cadastro de vagas de trabalhadores e de seguro-desemprego são serviços que só podem ser realizados através desse sistema, conforme determinação do Ministério. “Somente nessa semana (de 12 até 15 de março/12) o CAT deixou de atender cerca de 350 trabalhadores que procuraram pelos serviços”.

Concluindo, a secretária informa que o Portal Mais Emprego, por ser um sistema do governo federal, foi implantado em todo o território nacional e estes problemas ocorrem em todos os postos de atendimentos de todos os estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário