quinta-feira, 1 de março de 2012

Pinacoteca abre mostras com selecionados no Mapa Cultural Paulista

A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, abre na próxima sexta-feira, 02, às 20h, três exposições, que contemplam os artistas selecionados no Mapa Cultural Paulista 2011-2012 – Modalidade Artes Plásticas. Cada um dos artistas –  Márcia Guibal / Margarete Zenero / Robinson Tuon – terá direiro a uma exposição na Casa de Artes piracicabana. A entrada é gratuita.

MÁRCIA GUIBAL
Márcia Guibal apresentará a mostra “Envólucros” cuja criação se dá por meio da observação sobre " viver a dois ",  estar um no outro, onde a dominância de pensamentos e ações é uma constância , somados ao que se refere viver a dois do homem para a matéria, de ser para ser, ou objeto e o ser e vice versa.

A artista define sua mostra como “Pensamentos que passaram a acontecer em alguns processos da criação das minhas pinturas, gerando imagens e idéias que me impulsionaram a isolar algumas formas, como a dos detalhes de vestimentas masculinas e femininas,  por exemplo os  adereços nos bolsos de paletós que me arremetem a colunas de sustentações, torres ornadas, que geram pensamentos racionais sobre a vivencia humana , proporcionando  uma conversa entre a pintura e o desenho”.

MARGARETE ZENERO
Já Margarete Zenero apresentará a exposição “O Que Uma Mulher Quer?”. A artista oferece aos visitantes a oportunidade de poder levar para casa frases com relatos de conquistas das mulheres no decorrer da história.

Além disso, Margarete apresenta esculturas em ferro com banho em ferrugem, a escolha do material tem como finalidade mostrar as diversas facetas encontrada na mulher, como força e fragilidade, estrutura e degeneração, o frio e o duro verso, o quente, o fogo a emoção.


ROBINSON TUON
Robinson Tuon apresenta a exposição intitulada “Arterial”, que conta com seus mais recentes trabalhos, que refletem momentos de dinamismo e dá uma guinada na sua forma de pensar o mundo da arte. “Arterial” ilustra a própria condição humana do “devir” presente nos pensamentos filosóficos, conduzindo o espectador a refletir sobre a sua própria existência como um fluxo arterial. A artéria como símbolo da vida em movimento.

O principal tema das obras do início da carreira artística de Tuon foi a figura humana alongada, que remetia aos novos conhecimentos a serem alcançados. No entanto, nesta fase, o artista não abandonou o propósito inicial ao apresentar a temática da artéria em seus estudos contemporâneos. O alongamento das figuras nos trabalhos iniciais reflete-se hoje na expansão da artéria como símbolo da vida em fluxo.


SERVIÇO
Exposições “Selecionados Mapa Cultural Paulista 2011-2012 – Modalidade Artes Plásticas”. Artistas: Márcia Guibal, Margarete Zenero e Robinson Tuon. Local: Pinacoteca Municipal. Abertura: 20h. Visitação: até 25/03. Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário