quinta-feira, 1 de março de 2012

Abertura da programação do Momento Itália-Brasil acontece na sexta

O Momento Itália Brasil, programação que vai até junho em Piracicaba, unindo variadas manifestações culturais ligadas pelos dois países, começa nesta sexta-feira, dia 2, lembrando a cantora Mina, que terá suas canções mais conhecidas interpretadas pela brasileira Ligiana. O show começa às 20h na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernest Mahle, uma das promotoras principais, ao lado da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural), Società Italiana de Mutuo Soccorso, Paróquia São José e Sesc (Serviço Social do Comércio). A entrada é gratuita.

A primeira atração destaca a música popular italiana. A cantora Mina, homenageada pela brasiliense Ligiana, é considerada a maior diva da canção popular italiana, mas ainda é pouco conhecida no Brasil. Isso apesar de sua proximidade com o país, sendo uma das primeiras a gravar versões de músicas de Chico Buarque. Foi anunciado recentemente o interesse do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, grande fã de Mina e que já utilizou várias canções na trilha sonora de seus filmes, de retratar a vida da diva italiana, já tendo escalado Marisa Paredes para o papel principal.

O projeto de lembrar o repertório de Mina é um sonho antigo de Ligiana, que estudou canto lírico na Holanda e na Itália e é doutora em musicologia pelas universidades de Tours e Milão. Ligiana chegou a viver na cidade natal de Mina Mazzini (Cremona).

No espetáculo, ela estará acompanhada por três músicos e apresentará canções como Parole Parole, Il Cielo in Una Stanza, Ancora Ancora, Se telefonando, Un anno d’amore, E se domani, Bugiardo e inconsciente e Sono come tu mi vuoi.

MINA
Nascida na cidade de Busto Arsizio, em 25 de março de 1940, Mina Anna Mazzini foi, provavelmente, o maior ícone da música pop italiana em meados das décadas de 1960 e 1970, conhecida pela voz que atingia três oitavas da escala e sua imagem de mulher independente.

No palco, Mina ficou conhecida por combinar vários estilos modernos com melodias tradicionais italianas e música dançante, o que fez dela a cantora por mais versátil da música italiana. Ela dominou as paradas italianas por 15 anos, atingindo a um nível inigualável de popularidade na Itália. No total, Mina emplacou 77 álbuns e 71 singles nas paradas italianas.

A aparição de Mina  na TV em 1959 foi a primeira de uma cantora de rock na Itália. O público a apelidou como “Tigre Selvagem de Cremona”, devido a seus gestos selvagens e ao seu estilo de dança. Mina atingiu o topo das paradas da Alemanha Ocidental em 1962 e do Japão em 1964, o que lhe valeu o título de melhor artista internacional nesses países.

A cantora foi banida da TV e do rádio na Itália em 1963, devido a sua gravidez e relacionamento com um ator casado, o que rompia com a igreja católica e a moral burguesa. Ela decidiu deixar a cena no final de 1978, quando optou por não aparecer em público. Durante sua carreira gravou mais de 1000 canções e vendeu mais de 150 milhões de discos.

SERVIÇO
Abertura do Momento Itália-Brasil, com Ligiana e o espetáculo musical “Mina, uma tigresa italiana e suas canções de amor mediterrâneas”. Sexta-feira, 2 de março, às 20h, na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle). Entrada gratuita. Para mais informações os telefones são (19) 3422-2464 ou (19) 3422-6270.

Nenhum comentário:

Postar um comentário