quinta-feira, 1 de março de 2012

Jardim Japonês é inaugurado

Com presença expressiva da colônia japonesa e descendentes, do prefeito Barjas Negri, secretários, vereadores e líderes comunitários, foi inaugurado na noite de quarta-feira (29), o Jardim Japonês, no Parque de Lazer da Paulista. A iniciativa que conta com apoio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) é mais um investimento feito pela administração naquele complexo de cultura e lazer, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Localizado em um local privilegiado, o jardim tem 300 metros quadrados, contendo um lago ornamental e cascata, com carpas coloridas, ponte metálica, iluminação decorativa, passeios em pedriscos e intervenção paisagística. As pessoas não resistiam e paravam para contemplar, atraídas pela beleza e harmonia daquele espaço. Pelo projeto da vereadora Márcia Pacheco, o local recebeu a denominação de Jardim dos Imigrantes.
 
Pedro Kawai, diretor da Estação da Paulista, que desde o início acompanhou o andamento da obra, diz que a construção do jardim atende antigo sonho da colônia japonesa de Piracicaba. 

Segundo Kawai, o bairro da Paulista concentra a maior parte da colônia japonesa na cidade e onde está instalado a sede social do Clube Nipo Brasileiro, além de que foi estação onde chegaram os primeiros imigrantes em Piracicaba, onde residem em torno de 600 a 700 famílias descendente de japoneses, que dão importante contribuição para o desenvolvimento industrial, econômico, cultural e social da cidade.

O diretor do Parque de Lazer da Paulista explica que a arte do paisagismo no Japão é antiga e provavelmente originou-se da China e da Coréia muito antes do século VI. Para a cultura japonesa, o paisagismo é uma das mais elevadas formas de arte, pois, consegue expressar a essência da natureza em um limitado espaço de forma harmoniosa com a paisagem local.
 
O secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, afirma que o jardim japonês é a continuidade dos investimentos feitos no local e um reconhecimento a atuação da comunidade japonesa no desenvolvimento econômico e cultural do município.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário