quinta-feira, 15 de março de 2012

Ipplap lança 2ª edição de cartilha sobre Patrimônio Cultural

O Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – Ipplap lança no dia 22 de março, às 14h, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, a 2ª edição da Cartilha do Patrimônio Cultural de Piracicaba. O evento de lançamento contará com palestra da Dra. Mirza Pellicciotta, historiadora do Departamento de Turismo de Campinas.

A Cartilha, que teve sua primeira edição lançada em 2005, foi revista e ampliada. Segundo o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Marcelo Cachioni, esta revisão se tornou necessária, já que alguns dos bens tombados que estão retratados na cartilha, passaram por obra de restauração. Outro fato que levou a revisão é a instituição da lei Cidade Limpa, que causou a modificação de muitos prédios. A ampliação fica por conta da inserção de um novo tipo de patrimônio, que são os bens  imateriais, que podem ser registrados, como a Festa do Divino ou o Batuque de Umbigada, que são expressões culturais do país e do seu povo.

A cartilha é montada de forma didática, com perguntas e respostas que tratam sobre a importância do patrimônio cultural, como acontece um tombamento, o que pode ser tombado, entre outras questões, tudo isso de uma linguagem acessível para adultos e crianças.

A escolha para o lançamento no Museu também não foi aleatória. A intenção é estabelecer uma parceria com o Museu Prudente para uma educação patrimonial, seguindo uma diretriz nacional, que norteia que a educação patrimonial seja feita em ambientes museológicos.

A distribuição também não será aleatória: os cinco mil exemplares devem ser distribuídos  em escolas e faculdades públicas e particulares e para quem se interessar, que poderá retirá-la no Ipplap.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está localizado na Rua Santo Antônio, 641, no Centro. A entrada para o evento de lançamento é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário