A Secretaria Municipal de Obras (Semob) já iniciou a protensão dos estaios da ponte Mirante. Funcionários da empresa Bema, responsável pela obra, já estenderam três pares de cabos. A média é a instalação de um par de cabos por semana. A previsão é concluir a etapa no início de maio. Serão no total 11 pares de estaios para a ponte.
De acordo com o secretário de obras, Arthur Ribeiro, essa é uma fase complicada da obra, porque o último vão é concretado de três em três metros. “Concretamos 3 metros de laje, protendemos a cordoalha na transversal, concretamos as duas vigas de cima e protendemos a viga, somente após este processo e a cura do concreto é que conseguimos esticar um estaio de cada lado”, explicou.
No total 18 toneladas de cabos, vindos da Inglaterra para a execução da estrutura estaiada da ponte. “Os cabos brasileiros trabalham com cordoalhas engraxadas e este tipo de cabo indicado pelo projetista tem qualidade superior devido a tecnologia empregada na produção do mesmo, o sistema de fabricação é exclusivo deste fornecedor”, disse Ribeiro.
A estrutura tem 241 metros com largura de 10,5 metros. O mirante terá altura de 24 metros. A nova ponte que será estaiada, é executada com tecnologia avançada. Ribeiro explica que a estrutura estaiada permite uma menor intervenção no rio, devido a menor quantidade de pilares dentro de água e uso de tecnologia moderna tendo como resultado uma obra de arte visualmente mais bonita que a convencional.
A construção da ponte integra o Plano de Mobilidade Viária e vai beneficiar o tráfego de veículos na região, ligando os bairros Vila Rezende, Nova Piracicaba, região Norte (Santa Teresinha) e de municípios vizinhos (São Pedro, Charqueada e outros) que utilizam diariamente a via com sua única ponte. Estudos da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) indicam que o fluxo de veículos na região é de 50 mil/dia. Após a conclusão da ponte, será implantado um sistema binário Centro/Vila Rezende e vice-versa, semelhante às pontes do Lar dos Velhinhos e do Shopping Center Piracicaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário